EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7439
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): BONANCIN, Lígia De Marchi
Resumo: A Síndrome de Down é uma alteração genética, devida a uma má formação do feto no início da gestação; esses indivíduos apresentam um atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo, das funções mentais prejudicando a linguagem oral e escrita. A importância do seguinte trabalho é de verificar as competência e dificuldades do indivíduo com Síndrome de Down em sua discursividade a fim de possibilitar melhor qualidade da produção textual, pois o que se observa com frequência em suas produções escritas são atividades mecânicas como cópias, ditados, redações, na qual se tem dado importância apenas para a visão ortográfica do texto, excluindo dessa forma o sujeito. Sendo assim o objetivo do seguinte estudo é analisar coesão, coerência e subjetividade nas produções textuais de uma adolescente com Síndrome de Down, a fim de identificar suas competências e dificuldades nesta área. Fará parte desta pesquisa uma adolescente com Síndrome de Down, de 14 anos de idade do sexo feminino, esta será desenvolvida na Clínica Escola de Fonoaudiologia, a partir de encontros semanais com duração de 50 minutos, onde serão coletadas produções textuais produzidas pelo individuo e em seguida reestruturadas por mediação da terapeuta, as seções serão vídeo-gravadas para que possam ser analisadas posteriormente. Os dados parcias indicam que este sujeito, embora apresente dificuldades em organizar textualmente seu discurso oral quando mediado por um interlocutor, competente nesta modalidade, é capaz de reestrturar seu texto, formulando várias hipóteses para algo que não conseguia fazer anteriormente. Espera-se no final desta pesquisa que o indivíduo pesquisado possa em suas produções textuais, mostrar-se como sujeito.
Palavras-chave: Produções
Síndrome
Subjetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7439
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ligia_de_marchi_bonancin.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.