Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7412
Tipo: | Artigo |
Título: | Alteração sensorial e atraso de linguagem em crianças com transtorno no espectro autista: uma revisão de literatura |
Autor(es): | SILVA, Ana Carolina Nogueira da |
Primeiro Orientador: | UVO, Mariana Ferraz Conti |
metadata.dc.contributor.referee1: | UVO, Mariana Ferraz Conti |
metadata.dc.contributor.referee2: | ZAMPIERI, Gisele Signorini |
metadata.dc.contributor.referee3: | GEHREN, Aline Diniz |
Resumo: | O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática de literatura de trabalhos que abordem a relação entre as questões sensoriais e o atraso de linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista, propiciando um conhecimento amplo, com maiores possibilidades de intervenções terapêuticas no desenvolvimento dessas crianças. MÉTODO: Para a seleção dos estudos, foi realizado um levantamento bibliográfico de textos publicados no período entre 2010 a 2019 em bases de dados eletrônicas, como LILACS, SciELO, PubMed e Google Scholar. Com base no título, foram definidos os descritores para a busca de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde. RESULTADOS: Da totalidade dos estudos encontrados, foram tabelados (n=7) por meio dos critérios de inclusão e análise prévia do resumo. Foram encontrados quatro estudos condizentes com a presente pesquisa. As pesquisas apontam que as alterações sensoriais podem afetar negativamente a vida desses indivíduos e de suas famílias. A ausência de respostas ou a dificuldade de regular esses estímulos podem prejudicar o potencial de aprendizado dessas crianças no desenvolvimento da linguagem e interação com o meio. CONCLUSÃO: Os achados relacionam-se à tentativa de entender as associações entre os padrões sensoriais e os principais sintomas do autismo quanto à linguagem. O desenvolvimento compreende diversos fatores, e os sentidos moldam as experiências, o que dificulta, para a criança com o espectro autista, desenvolver-se totalmente. Destaca-se a escassez de pesquisas que trazem a relação das alterações sensoriais e sua influência no desenvolvimento da linguagem, sugerindo-se, assim, mais estudos. |
Abstract: | The aim of this study is to conduct a systematic review of the literature of works that address the relationship between sensory issues and language delay in children with autism spectrum disorder, providing a broad knowledge, with greater possibilities of therapeutic interventions in the development of these children. For the selection of studies, a bibliographic survey of texts published between 2010 and 2019 was conducted in electronic databases LILACS, Scielo, Pubmed and Google Scholar. Based on the title, the descriptors for the search were defined according to the Descriptors in Health Sciences. Of all the studies found, they were tabulated (n=7) through inclusion criteria and prior analysis of the abstract. Four studies were found consistent with this research. Research shows that sensory alterations can negatively affect the lives of these individuals and their families. The absence of responses or the difficulty of regulating these stimuli can harm the learning potential of these children in the development of language and interaction with the environment. The findings are related to the attempt to understand the associations between sensory patterns and the main symptoms of autism regarding language. The development comprises several factors, and the senses shape the experiences, which makes it difficult for the child with the autistic spectrum to fully develop. We highlight the scarcity of research that brings the relationship of sensory alterations and their influence on the development of language, thus suggesting more studies. |
Palavras-chave: | Autistmo Comportamento Sensorial Linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Citação: | SILVA, Ana Carolina Nogueira. Alteração sensorial e atraso de linguagem em crianças com transtorno no espectro autista: uma revisão de literatura. 18f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7412 |
Data do documento: | 12-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | FONOAUDIOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, ANA CAROLINA NOGUEIRA DA.pdf | Artigo apresentado ao curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicesumar – Unicesumar Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Fonoaudiologia, sob a orientação do Prof.ª Ms. Mariana Ferraz Conti Uvo. | 414.39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.