01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7388
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE BAIXO CUSTO PARA O COMBATE À OBESIDADE EM MULHERES ENTRE 40-59 ANOS DE IDADE
Autor(es): SANGIROLAMO, Gabriela Gasparotto
SANTOS, Isabella Caroline
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
MARIANO, Isabela Ramos
BROIO, Henrique
CAMBIRIBA, Ayanne Rodrigues
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Resumo: A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, sendo considerada como uma pandemia. No Brasil, verifica-se que a prevalência da obesidade tem aumentado exponencialmente em mulheres, impactando mais de 20% dessa população. Assim, o objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de uma intervenção multiprofissional em parâmetros antropométricos e cardiopulmonares, de mulheres entre 40-59 anos, com excesso de peso ou obesidade. As intervenções foram realizadas por uma equipe composta por profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e psicologia, durante 12 semanas, com 3 atendimentos presenciais semanais e 1 atendimento semanal on-line. Foram incluídas nas análises finais, 17 mulheres, que foram avaliadas nos momentos pré, após 6 e após 12 semanas de intervenções. Os exercícios físicos foram realizados 3x/semana, utilizando a metodologia de treinamento concorrente, via exercícios resistidos com o peso corporal e exercícios aeróbios adaptados, a fim de preservar as articulações das mulheres. As intervenções nutricionais e psicológicas foram conduzidas on-line, com a elaboração de vídeos instrucionais. Ao final, observou-se somente a redução da massa de gordura corporal e do percentual de gordura corporal (p<0,05). Para o teste de Bruce com análise espirométrica, houve apenas o aumento na distância e duração do teste (p<0,05). Com base nas respostas encontradas, acredita-se que a incorporação de exercícios utilizando o peso corporal e acessórios, conjuntamente com intervenções nutricionais e psicológicas on-line, possam melhorar diferentes componentes da aptidão física relacionadas à saúde, em mulheres com excesso de peso ou obesidade.
Palavras-chave: Atendimento multiprofissional
Interdisciplinaridade
Saúde da mulher
Saúde pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SANGIROLAMO, Gabriela Gasparotto; SANTOS, Isabella Caroline; OLIVEIRA, Fabiano Mendes de; MARIANO, Isabela Ramos; BROIO, Henrique; CAMBIRIBA, Ayanne Rodrigues; BRANCO, Braulio Henrique Magnani. Efeitos de uma intervenção multiprofissional de baixo custo para o combate à obesidade em mulheres entre 40-59 anos de idade. 6f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7388
Data do documento: 12-Fev-2021
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANGIROLAMO, GABRIELA GASPAROTTO.pdf340.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.