01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
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Tipo: Artigo
Título: Nivel de conhecimento dos familiares de crianças com paralisia cerebral e sua interferencia no processo de tratamento
Autor(es): SILVA, Alessandra Regina Viana
FRIEDRICH, Luiz Fernando
Primeiro Orientador: SÁ, Fabiana Nonino de
metadata.dc.contributor.referee1: SÁ, Fabiana Nonino de
metadata.dc.contributor.referee2: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco
metadata.dc.contributor.referee3: MORALES, Rosangela Cocco
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é definida como um conjunto de desordens posturais e de mobilidade consequentes de lesões não progressivas, que ocorreram no cérebro em fase de maturação estrutural e funcional. A criança que realiza algum programa de tratamento necessita que sua mãe possua esclarecimento tanto da patologia, como da terapia instituída, para que ela durante e após a sessão de tratamento tenha um papel importante não apenas nos cuidados básicos da criança, mas também, como peça fundamental durante a reabilitação. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar o nível de conhecimento que familiares com crianças portadoras e Paralisia Cerebral possuíam em relação a esta patologia. Foi realizada uma pesquisa em caráter observacional e quantitativo, através de um questionário elaborado pelos pesquisadores, composto por 20 questões objetivas, que foram entregues aos responsáveis por 16 crianças,que realizam atendimento na clínica de fisioterapia CentroSuit,na cidade de Maringá-Paraná. Após a coleta dos questionários,foi realizada uma avaliação das respostas e tabulação dos dados obtidos através de ferramentas do Excel. Foram realizadas questões referentes ao quadro clínico dessas crianças, ao acompanhamento multiprofissional, as diferentes técnicas e terapias conhecidas, a realização de orientações domiciliares, além de informações sobre a estrutura familiar. Observou-se que a grande maioria das famílias possuíam um bom nível de conhecimento em relação à patologia e as diferentes opções de terapias existentes atualmente, inclusive, buscando sempre se atualizarem e que devido a este conhecimento, as famílias podiam atuar de maneira ativa no processo de tratamento de seus filhos.
Abstract: The cerebral palsy (CP) is defined as a set of postural and mobility disorders resulting from nonprogressive lesions, which occurred in the brain in a phase of structural and functional maturation. The child who performs some treatment program needs his or her mother to have clarification of both the pathology and the therapy instituted, so that during and after the treatment session she plays an important role not only in the basic care of the child, but also as a key piece during rehabilitation. Therefore, he objective of this study was to evaluate the level of knowledge that family members with children with Cerebral Palsy had regarding thispathology. A survey was conducted on an observational and quantitative basis,through a questionnaire prepared by the researchers composed of 20 objective questions that were delivered to those responsible for 16 children who perform care at the physiotherapy clinic CentroSuit in the city of Maringá-Paraná. After collecting the questionnaires, an evaluation of the answers and tabulation of the data obtained through Excel tools was performed. Questions were addressed It was observed that the great majority of families had a good level of knowledge regarding the pathology and the different options of therapies that currently exist, including always seeking to keep themselves updated and that due to this knowledge families could actively act in the treatment process of their children.
Palavras-chave: Fisioterapia
Encefalopatia crônica
Reabilitação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SILVA, Alessandra Regina Viana; FRIEDRICH, Luiz Fernando. Nivel de conhecimento dos familiares de crianças com paralisia cerebral e sua interferencia no processo de tratamento. 20f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7357
Data do documento: 11-Fev-2021
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