01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização midiática no combate à desinformação: uma análise da robô checadora “Fátima”
Autor(es): SANTOS, Murillo Saldanha dos
Primeiro Orientador: BANDEIRA, Jóyce Suély
metadata.dc.contributor.referee1: POLLA, Daniela
metadata.dc.contributor.referee2: LIMA, Juliana de Mello Chagas
metadata.dc.contributor.referee3: BANDEIRA, Jóyce Suély
Resumo: A pesquisa discute como o jornalismo pode utilizar ferramentas relacionadas à alfabetização midiática para promover a leitura crítica de informações e conteúdos disseminados nos veículos de comunicação tradicionais e na internet. Para isso é realizada uma análise do método utilizado pela robô checadora de informações “Fátima”, da agência de checagem Aos Fatos. O objetivo é discutir como novos projetos de jornalismo, como as agências de checagem e os bots, podem atuar no processo de alfabetização midiática e auxiliar no combate à desinformação e à desqualificação do jornalismo. O trabalho é baseado em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para traçar relações entre os conceitos teóricos e os resultados obtidos por meio da pesquisa.Com a análise, o trabalho considera a robô “Fátima” como mediadora do processo de alfabetização midiática no combate à desinformação e à deslegitimação do jornalismo. A inteligência artificial instiga o senso crítico do usuário e contribui para a formação de consumidores de informação mais responsáveis, o que pode auxiliar na compreensão do papel da imprensa no processo de informar.
Abstract: The research discusses how journalism can use tools related to media literacy to promote critical reading of information and content disseminated in traditional media and the internet. For this, an analysis of the method used by the information check robot "Fátima", from the check agency Aos Fatos, is performed. The objective is to discuss how new journalism projects, such as check agencies and bots, can act in the process of media literacy and help combat the disinformation and disqualification of journalism. The work is based on bibliographic research and documentary research to trace relationships between the theoretical concepts and the results obtained through the research. With the analysis, the work considers the robot “Fátima” as mediator of the process of media literacy in combat the disinformation and delegitimization of journalism. Artificial intelligence instigates the critical sense of the user and contributes to the formation of more responsible information consumers, which can assist in comprehension the role of the press in the process to inform.
Palavras-chave: Desqualificação do jornalismo
Checagem
Leitura crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: SALDANHA, Murillo. Alfabetização midiática no combate à desinformação: uma análise da robô checadora “Fátima”. 2020. 86. Monografia (Jornalismo –Universidade Cesumar (Unicesumar), Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7351
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, MURILLO SALDANHA DOS.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.