01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7339
Tipo: Artigo
Título: Estudo de avaliação estrutural de pavimento flexível em alça de viaduto em Maringá-PR
Autor(es): MATOS, HELDER JOSÉ FRARE
Primeiro Orientador: MENDONÇA, Raphael Parra
metadata.dc.contributor.referee1: MENDONÇA, Raphael Parra
metadata.dc.contributor.referee2: RODRIGUES, Claudio de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: FILHO, Luiz Antônio Martins
Resumo: A pavimentação é um elemento de extrema importância para a infraestrutura urbana. Sua construção correta e a realização de uma manutenção adequada proporcionam um tráfego mais seguro e confortável aos habitantes. Este trabalho consiste na realização de um estudo de pavimento flexível para propor correções aos problemas deste tipo de estrutura na cidade de Maringá-PR. O pavimento escolhido para o estudo fora uma alça de um viaduto. Tal pavimento possui aproximadamente 20 anos de existência sem a devida realização de manutenção e com muitos defeitos visíveis. Os estudos realizados foram os preliminares, como a abertura de janela de inspeção para verificação das camadas existentes e o CBR do subleito, o Índice de Gravidade Global, que indica o estado geral do pavimento e as medidas de deflexões com a viga Benkelman, que mostram o comportamento da estrutura. A conclusão é que os resultados orientam para soluções mistas, de acordo com os problemas pontuais. Nas estacas que apresentaram uma deflexão dentro do permissível, será realizada a fresa das trincas do tipo FC-3 na camada de CBUQ existente para evitar que ocorra a reflexão do defeito no reforço. As estacas que apresentam resultados ruins de deflexão, uma elevada quantidade de defeitos superficiais e um raio de curvatura abaixo do permissível terão o pavimento reconstruído até a profundidade do subleito.
Abstract: The pavement is an element of extreme importance for urban infrastructure and its correct construction and execution of adequade maintenance, provides a more secure and comfortable traffic for the people in city. This work consists on a study of a flexible pavement in order to propose the correction of a few problems on this kind of structure in the city of Maringá-PR. The chosen pavement for this study was a highway junction ramp, such pavement is approximately 20 years old and didn't have proper maintenance, so it presents many visible defects. This work consisted of preliminary studies, like the opening of an inspection window to verify existent layers and the CBR of the subgrade, the Global Severity Index (Índice de Gravidade Global) that shows the general condition of the pavement and the measured deflections with the Benkelman beam, that shows the structure behavior. The conclusion is that the results can lead to mixed solutions for punctual problems, around the milestones that presented a deflection within the permissible, there will be used a milling cutter on cracks of the type FC-3 on existing layers of concrete asphalt to prevent the defect to reflect in the reforce, and around milestones that presented bad deflections, many superficial defects, and a radius curvature below the permissible values, the pavement will be reconstructed from the depth of the subgrade.
Palavras-chave: Deflexão
Benkelman
Reforço
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: MATOS, HELDER JOSÉ FRARE. Estudo de avaliação estrutural de pavimento flexível em alça de viaduto em Maringá-PR. 40f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7339
Data do documento: 11-Fev-2021
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MATOS, HELDER JOSÉ FRARE.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Cesumar – UNICESUMAR como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Raphael Parra Mendonça1.83 MBAdobe PDFThumbnail
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