01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7315
Tipo: Artigo
Título: O papel do espaço público na qualidade de vida da população: projeto em um parque urbano para Floresta - PR
Autor(es): BUENO, Kariane Zafalon
Primeiro Orientador: LEME, Ana Maria Alves Sapata
Resumo: O presente artigo tem por objetivo reforçar o quanto as áreas verdes, os espaços públicos e o contato com a natureza são importantes para o meio urbano. A reunião de tais informações tem por objetivo servir de base para idealização de um projeto de um parque urbano para a cidade de Floresta – PR. Buscou-se referenciais teóricos de diferentes fontes abordando os assuntos sobre a conexão do homem com a natureza, o que é a qualidade ambiental e qualidade de vida, como o lazer e a cultura são importantes para o desenvolvimento da cidade e dos cidadãos, além de levantar informações sobre o histórico do espaço público, parques urbanos, e o que é preciso para ter um local de qualidade para atrair a população, em seguida apresenta também informações sobre o paisagismo urbano e o benefícios das vegetações na cidade. De base para o projeto foram analisados três casos de correlatos, estes são o Parque Madureira no Rio de Janeiro, o segundo lugar concurso Centro Cultural, de Eventos e Exposições de Cabo Frio – RJ e Klyde Warren Park em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Por último, foi feita uma pequena análise do município de Floresta – PR, e coletada informações para saber o que a cidade precisa para ter mais qualidade de vida e atender todas essas em um terreno com grades dimensões de fácil acesso para todos.
Abstract: This article aims to reinforce how important green areas, public spaces and contact with nature are for the urban environment. The gathering of such information aims to serve as a basis for the idealization of a project for an urban park for the city of Floresta - PR. Theoretical references from different sources were approached, addressing the issues of the connection between man and nature, which is environmental quality and quality of life, as leisure and culture are important for the development of the city and citizens, also to raise information about the history of public space, urban parks, and what it takes to have a quality place to attract the population, therefore it also presents information about urban landscaping and the benefits of vegetation in the city. As a basis for the project, three correlated cases were analyzed, these are: Parque Madureira in Rio de Janeiro, second place in the Cabo Frio – RJ cultural and event center exhibition and Klyde Warren Park in Dallas, Texas in the USA. Finally, a small analysis of the municipality of Floresta - PR was carried out, thus collecting information to discover what the city needs in order to have a better quality of life and to meet all of these in a plot with large dimensions that are easily accessible to all.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Espaço público
Parque Urbano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: BUENO, Kariane Zafalon. O papel do espaço público na qualidade de vida da população: projeto em um parque urbano para Floresta - PR. 39f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7315
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUENO, KARIANE ZAFALON.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Prof. Me. Ana Maria Alves Sapata Leme.22.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.