EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283
Tipo: Artigo de Evento
Título: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(es): STEFANO, Leizy Regina Fracasso
Resumo: O presente trabalho depreende, a partir da voz de professores e alunos, as representações de ambos sobre a pesquisa escolar e sua influência na formação do cidadão, fomentando as discussões sobre a formação de conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. Visa, especificamente, verificar se as representações imaginárias sobre a pesquisa refletem-se nas atividades de leitura, reflexão e escrita. Procura, por fim, explicitar os elementos constitutivos de uma pesquisa: a motivação, a busca do tema, o questionamento, a investigação e a descoberta. Partindo da concepção de pesquisa como forma de construção de conhecimento, o trabalho, de cunho qualitativo-interpretativo, com aporte teórico na Lingüística Aplicada, fundamenta-se em diversos autores da área da Educação, uma vez que focaliza a metodologia de pesquisa. A pesquisa focaliza quatro escolas públicas e privadas de Maringá, PR, sendo duas delas integradas a Instituições de Ensino Superior. O corpus constitui-se de dezessete questionários dirigidos a professores de Língua Portuguesa e 395 questionários respondidos por alunos de 5. ª a 8. ª séries do ensino fundamental, dentre os quais 137 são separados por amostragem. A análise enfatiza a utilização da biblioteca escolar, os hábitos de leitura docente e discente, e as concepções de professores e alunos sobre o ato de pesquisar em si mesmo, ou seja, a freqüência, os conteúdos tratados, a organização, os resultados, a avaliação e o conseqüente proveito dessa atividade. Conclui-se que, de acordo com as concepções da maioria dos professores e alunos de todas as escolas analisadas, a pesquisa é uma atividade interessante e criativa, que possibilita a fixação de conteúdos e a aquisição de conhecimentos e traz vantagens para a formação cultural.
Palavras-chave: Representações imaginárias da
Construção do conhecimento
Leitura e produção escrita aut
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leizy_regina_fracasso_stefano.pdf11.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.