01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/726
Tipo: Artigo
Título: Levantamento de manifestações patológicas nos revestimentos argamassados de um conjunto habitacional financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Maringá/PR: estudo de caso
Autor(es): GOMES, Tayná Saldanha dos Santos
Primeiro Orientador: KOBAYASHI JUNIOR, Yutaka Mario
Abstract: O programa Minha Casa Minha Vida foi lançado em 2009 como uma alternativa do governo federal para redução do déficit habitacional do país. A construção de edificações com menores custos e em prazos mais curtos incorreu a queda na qualidade das mesmas, ocasionando o aumento das manifestações patológicas. O objetivo do presente estudo é identificar as manifestações patológicas sobre os revestimentos argamassados que ocorrem com maior frequência nesse tipo de edificação. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso, promovido através de vistorias in loco em uma das residências inseridas em um conjunto habitacional popular no município da Maringá-PR, visando realizar levantamentos quantitativos das manifestações patológicas presentes na residência. Além disso, foram aplicados questionários aos moradores desse conjunto com o objetivo de obter informações referentes às principais manifestações patológicas, localização e as suas frequências de ocorrência, bem como o nível de satisfação dos moradores. Através da análise dos dados obtidos, foi possível estimar a porcentagem de apartamentos que apresentam algum tipo de patologia nos revestimentos, quais delas são as mais recorrentes e os locais de maiores ocorrências. Diante da ampla ocorrência de manifestações patológicas observadas no estudo de caso e do custo incorrido para correção das mesmas, sugere-se que novas pesquisas na área fazem-se necessárias de forma a propor melhorias em projetos e nos programas de qualidade utilizados na construção de moradias populares.
Palavras-chave: Argamassa
Patologias
PMCMV
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/726
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.