EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7253
Tipo: Artigo
Título: PROJETO CUIDANDO DE MIM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Autor(es): RUZZON, Juliana
BELTRAME, Paula Dota
FIGUEIREDO, Maria Alice
MICHELS, Michelli Aparecida
VANTEL, Silvana da
Resumo: A violência seja ela física, psicológica ou sexual é um instrumento de controle sobre o outro; é um meio de coagir, de submeter o outro ao domínio. Mulheres vítimas de violência não podem contribuir plenamente com seu trabalho e criatividade se estiverem sobrecarregadas com as marcas físicas ou psicológicas deixadas pelos atos violentos. Este trabalho é resultado do estágio básico desenvolvido nas disciplinas de psicologia social e psicologia da saúde, do segundo ano do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR, em parceria com uma instituição que assiste crianças e mulheres vítimas de violência. A partir da inserção inicial e de observações do contexto local, elaborou-se um projeto de participação social, cujos objetivos eram: a) conhecer o que pensam e sentem as mulheres vítimas de violência; b) contribuir, ainda que singelamente, com algumas reflexões juntamente com aquelas mulheres sobre suas condições de vitimizadas. Foi utilizado como recurso de aproximação, conversação e interação com o grupo de mulheres oficinas de embelezamento feminino (cuidados com a pele, cabelo, unhas, receitas caseiras para alguns desses cuidados). A idéia central era que aquelas mulheres tivessem a oportunidade de sentirem-se bonita externamente, o que já seria um motivo para buscarem resgatar alguma beleza interna, por ora perdida. Como disse uma das participantes: “quem diria que um dia eu ia ficar tão bonita”. As participantes das oficinas eram mulheres que estavam na sala de espera para atendimento psicológico. Os referenciais teóricos de suporte foram sobre psicologia social-comunitária, violência doméstica e grupos operativos. Os resultados alcançados foram duplos, por um lado pode-se disponibilizar um partilhar, entre as mulheres, de dificuldades cotidianas e discussões, ainda que muito tímidas, de possibilidades de mudanças (quanto mais se viam embelezadas externamente, mais disposição pareciam ter para pensar suas condições de vitimizadas), por outro lado as estagiárias secundaristas tiveram a oportunidade de ver a realidade cotidiana de outro modo, ou seja, puderam sair de seus espaços privados e perceber que assuntos que pareciam tão distantes delas, que só acompanhavam nos jornais e telejornais estavam tão próximos, e que a psicologia ainda tem muito por construir.
Palavras-chave: Violência domestica
Mulheres vitimas de violência
Psicologia social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7253
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_ruzzon.pdf12.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.