EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7248
Tipo: Artigo
Título: O CONCÍLIO DE TRENTO: O DISCURSO ECLESIÁSTICO E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE DO SÉCULO XVI
Autor(es): FRIEDRICH, Juliana Claudina
DAVID, Solange Ramos Andrade
Resumo: Esta comunicação tem como preocupação apresentar o projeto de Iniciação Científica intitulado: "O Concílio de Trento: o discurso eclesiástico e suas relações com a sociedade do século XVI", na qual analisou-se o discurso que a Igreja Católica fez no século XVI diante de novas manifestações religiosas. Para tanto, utilizous-e como fonte, o documento eclesiástico intitulado: "O Concílio de Trento", ocorrido entre os anos de 1545-1563, que faz parte da obra El Magisterio de la Iglesia, traduzido do Enchiridium Symbolorum de Denzinger. Primeiramente, fez-se leituras teórico-metodológicas, evitando desta forma uma análise contraditória e anacronismos, além de tomar cuidado com os conceitos, que foram produzido por um determinado grupo como a Igreja Católica no século XVI. Partindo da análise do ponto de vista católico, percebeu-se que a Instituição Eclesiástica afirma ser o movimento de renovação da Igreja no século XVI uma "Reforma Católica" ao invés de "Contra-Reforma", pois pressupõe um movimento que ocorria há séculos, ou seja, era anterior a Lutero, mas que fora interrompido por acontecimentos humanos, como a guerra dos Cem Anos e o Cisma do Ocidente, e não simplesmente um combate à Reforma Protestante. No Concílio, que teve vinte e cinco sessões, foram discutidas questões de doutrina e disciplina da Igreja Católica, como o Pecado original, o Purgatório, as Indulgências, além da criação dos Seminários para os sacerdotes. A Igreja Católica também reafirmou a crença nos Sacramentos, excomungando os dissidentes.
Palavras-chave: Concílio de trento
Igreja católica
Reforma católica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7248
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_claudina_friedrich.pdf11.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.