EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7243
Tipo: Artigo
Título: ALZHEIMER
Autor(es): ZAPPAROLI, Josyane Larroza Gimenes
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma experiência de projeto de extensão universitária intitulado “Contadores de Histórias” realizado em um asilo para idosos da cidade de Maringá. Neste projeto os alunos perceberam o grande número de idosos com a síndrome de Alzheimer, então, se fez necessário a realização de um estudo teórico que trouxesse informações sobre as seqüelas, visando instrumentar a proposta de planejamento das atividades que melhor atendesse aos objetivos do projeto.Verificou-se que esta doença é a causa mais comum de demência, um termo geral para prejuízo progressivo da função mental, e ao contrário do que se acreditava antigamente, não faz parte de um processo natural do envelhecimento, é causada pela degeneração de certas células do cérebro que controlam as funções da memória, concentração e raciocínio. Por isto muitos deles tinham somente vagas lembranças do passado e apresentavam comportamentos fora do padrão. Com estes dados, então, pode-se planejar todas as atividades lúdicas a serem feitas com os idosos, foi trabalhada a música através de canções de seresta, teatro de fantoches, conversas a dois, e o resgate do folclore através das festividades juninas, com a intenção de reviver o passado dos internos e interagir com eles. A metodologia usada para o planejamento destas atividades foi a análise de livros sobre a doença de Alzheimer, o resgate de canções antigas, modas de viola e de desafios sertanejos que retratassem a época da vida dos idosos que eles ainda tinham uma vaga lembrança. Pôde-se observar no final do estágio que os idosos superaram as expectativas dos estagiários, participaram ativamente de todas as atividades, divertiram-se muito e alguns, para surpresa da coordenadora do asilo, lembraram-se que voltaríamos no dia seguinte, o que é um bom sinal para quem tem a doença de Alzheimer e normalmente não se lembraria. Percebeu-se que participar de projetos como esse acrescenta ao estagiário o censo de cidadania e respeito pelos idosos, que mesmo portadores de algumas limitações, podem participar ativamente de propostas interativas. Compartilhar esta experiência em uma comunicação é uma forma de incentivar a participação de outras pessoas em projetos como este.
Palavras-chave: Alzheimer
Asilo
Atividades ludicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7243
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josyane_larroza_gimenes_zappalori.pdf11.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.