EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7237
Tipo: Artigo
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL RECORRENTE EM PACIENTES ATENDIDAS NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MARINGÁ
Autor(es): GIACOMETTI JUNIOR, Jorge
KRUPP, Taciane Aline
FERREIRA, Adriano Araujo
VIVIAN, Carla Renata
STELUTI, Pedro
Resumo: As vulvovaginites recorrentes constituem-se em afecções que acompanham as mulheres sexualmente ativas, desde que foram feitos os primeiros relatos históricos sobre os problemas ginecológicos. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento biliográfico sobre o perfil epidemiológico das mulheres portadoras de candidíase vulvovaginal recorrente. Considera-se as vulvovaginites como um problema universal, afetando milhares de mulheres em todo o mundo. Vários autores descrevem a Cândida sp. como o principal agente etiológico da vulvovaginite recorrente (VVR), sendo este fungo o principal responsável por esta afecção em toda Europa. Em um monitoramento realizado através de relatórios anuais em clínicas de DST na Inglaterra, entre 1971 e 1981, observou-se um aumento significativo no número de casos de VVR de 28% para 37%, ao passo que na Itália, foi encontrado uma prevalência de 34,1% de culturas positivas para Candida sp. em triagem realizada com 2043 pacientes atendidas no ambulatório de Ginecologia da Universidade de Pádua. Em um estudo transversal realizado no Brasil, entre 1998 e 1999, foram avaliadas 205 mulheres atendidas no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade do Espírito Santo, sendo encontrada uma prevalência de 25% de candidíase vulvovaginal entre as pacientes assintomáticas e 60% entre as que apresentavam sintomas de vulvovaginite. A candidíase vulvovaginal é caracterizada por inflamação verdadeira da vagina devido à infecção por Candida sp. Incluem-se neste espectro pacientes com ou sem sintomas cujo diagnóstico foi estabelecido por cultura positiva de secreção vaginal. Alguns microbiologistas supõem que a Candida possa ser encontrada na vagina, sem causar sintomas, fazendo parte da sua flora normal. Estima-se que cerca de 75% das mulheres adultas apresentem pelo menos um episódio de vulvovaginite fúngica em sua vida e ainda que cerca de 40% a 50% vivencie um episódio desta afecção. As causas que levam uma mulher a desenvolver episódios agudos “recorrentes” de vulvovaginites são incertas. Alguns dos fatores que podem predispor a candidíase vaginal são: diabetes mellitus, o uso de corticosteróides, de anticoncepcionais orais, gravidez. Dada a relevância e implicações dos dados citados anteriormente, torna-se de suma importância o conhecimento sobre VVR causada por Cândida para os profissionais da saúde, tendo em vista que os mesmos poderão com este conhecimento, orientar de maneira correta suas pacientes, melhorando com isso a qualidade de vida das mesmas.
Palavras-chave: Vulvovaginite recorrente
Candida albicans
Vulvovaginite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7237
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jorge_giacometti_junior.pdf12.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.