EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7236
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): PALARO, Joice Maria
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência prática de ensino de língua portuguesa, para uma 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública de periferia do município de Maringá. Para tanto, a acadêmica realizou 10horas/aulas de observação. Observações essas, que permite saber como está sendo trabalhado o conteúdo com a turma e como trabalhar posteriormente a regência. Após as horas de observações, houve um momento de preparação para as aulas de regência, baseado no conteúdo solicitado pela professora da turma. Foram preparadas aulas de leitura temática, com textos retirados da internet e ilustrações retiradas de diversas revistas, aulas de gramática visando concordância verbal e nominal, aulas de produção textual visando à narração. Dando seqüência, a acadêmica realizou às 10 horas/aulas de regência aplicando o conteúdo planejado. A regência foi muito produtiva, os alunos conheceram os diversos tipos de textos como, por exemplo, texto ilustrativo e fizeram alguns exercícios de concordância verbal e nominal. Para avaliá-los, a acadêmica propôs que fizessem um texto narrativo sobre a leitura temática trabalhada nas aulas anteriores. Foram obtidos ótimos resultados uma vez que os textos corrigidos, os próprios alunos refizeram-nos revendo os seus erros. Chega-se a conclusão de que foi realizado um bom trabalho, uma vez que o mesmo foi produtivo para a turma e de extrema importância para a formação profissional da acadêmica.
Palavras-chave: Aprendizagem
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7236
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joice_maria_palaro.pdf11.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.