EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7230
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE MORFOLÓGICA DO ESMALTE HUMANO E BOVINO SUBMETIDOS IN SITU A EROSÃO E/OU ABRASÃO E Á DIFERENTES CONDIÇÕES SALIVARES
Autor(es): MESTI, Janaina Andréia
RIOS, Daniela
PROVENZANO, Maria Gisette Arias
FRACASSO, Marina De Lourdes Calvo
HONÓRIO, Heitor Marques
Resumo: A erosão dentária corresponde a perda de estrutura dentária por ação química de ácidos não originados de microrganismos. O presente trabalho avaliou por meio de microscopia eletrônica de varredura, as alterações morfológicas da superfície de esmalte humano e bovino, submetidos in situ à erosão associada ou não à abrasão imediata e mediata, em condições de fluxo salivar estimulado ou não. O estudo foi realizado em 2 fases de 7 dias (A-sem, B-com chiclete), onde 9 voluntários utilizaram placas palatinas com 12 blocos de esmalte distribuídos em 3 fileiras horizontais (2 humanos/2 bovinos), correspondendo aos grupos: erosão por refrigerante tipo cola (ERO), erosão+abrasão imediata (JÁ) e erosão+abrasão mediata, após 1h (1H). Em ambas as fases, 4 vezes ao dia, o aparelho foi imerso na bebida (150ml) por 5min. Na fileira ERO nada foi feito, na fileira JÁ realizou-se a escovação imediata. O aparelho foi recolocado na boca, na fase A permaneceu sob fluxo salivar normal e na fase B, sob fluxo salivar estimulado, por meio da mastigação de chiclete pelos voluntários por 30min. Após 1h da imersão, em cada fase, foi realizada a escovação mediata (1H). As fotomicrografias (LEO440–X2500) mostraram alterações no esmalte em todos grupos estudados. Os blocos submetidos à ERO apresentaram dissolução dos prismas de esmalte nas regiões interprismáticas. Os blocos dos grupos JÁ e 1H apresentaram menor alteração do esmalte, correspondente a perda mineral no centro dos prismas de esmalte. Não houve diferença visível ao comparar o esmalte humano com bovino e a situação sem e com chiclete. Conclui-se que a erosão associada ou não à abrasão provocou alterações morfológicas no esmalte e não observou-se diferença entre esmalte humano e bovino e entre fluxo salivar normal e estimulado.
Palavras-chave: Erosão
Abrasão
Saliva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7230
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janaina_andreia_mesti.pdf11.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.