EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7229
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DE FUNGOS BASIDIOMICETES EM APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
Autor(es): FANHANI, Jamile Corina
Resumo: Os fungos são organismos extremamente diversificados, essenciais na ciclagem de nutrientes, de difícil classificação e já foram agrupados, antigamente, no reino vegetal e no reino animal. Hoje, porém são classificados como um grupo a parte com diversas características peculiares. Devido a sua ação decompositora, estes organismos são, desde a antiguidade, utilizados em diversos processos, como a produção de pães e vinhos, e hoje, com o aumento dos avanços científicos, eles estão sendo largamente aplicados em uma nova área da ciência conhecida como Biotecnologia, por aliar a ação de microorganismos em operações técnicas e industriais, gerando um produto que pode ser de biomassa celular, um produto metabólico ou então, a transformação do substrato em um produto diferente. Dentre as várias classes de fungos conhecidas, a classe Basidiomicetes vêm se destacando na área da biotecnologia, principalmente, na bioconvesão de xenobióticos como pesticidas e herbicidas que poluem o meio ambiente, biorremediação de solos contaminados, extração de exopolissacarídeos para produção de substâncias farmacêuticas com atividade imunossupressora, antitumoral, anti-histamínica, antibiótica, antiviral. Também há o destaque na utilização de fungos em indústrias alimentícia, cosmética, química, têxtil, petrolífera, com função emulsificante, texturizante, lubrificante, coagulantes entre outros. Mas para se trabalhar com estes organismos, muitos cuidados devem ser tomados desde a escolha de um protocolo de coleta, meios de conservação e propagação, o que reduz a exploração em seu hábitat natural, bem como, as formas de isolamento e extração de substâncias resultantes do seu metabolismo. Assim, o aumento no conhecimento sobre na manipulação dos fungos, os tornaram de grande valia para as práticas biotecnológicas na busca da redução dos impactos ambientais, melhoria da qualidade de vida e fonte de informação, ainda mais que seu potencial econômico, principalmente no Brasil, é desconhecido, o que torna este conhecimento essencial para a obtenção de produtos de alto valor científico e/ou comercial.
Palavras-chave: Basidiomicetes
Biotecnologia
Manipulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7229
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jamile_corina_fanhani.pdf11.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.