EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7227
Tipo: Artigo
Título: ADOÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E DE APARATOS METROLÓGICOS NO SETOR DE PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO: ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO SETORIAL DE INDÚSTRIAS DE LAJES DA ACIM/SEBRAE – MARINGÁ
Autor(es): SABES, Jair Júnior Sanches
PASSADOR, João Luiz
SOUZA, José Paulo de
Resumo: No presente trabalho apresenta-se como objetivo central a pesquisa de formas consorciadas e a gestão de redes produtivas para fomento tecnológico, bem como a utilização de meios mensuráveis de controle de processos de produção e de produtos finais, especificamente sistemas da qualidade que se utilizam de laboratórios de ensaios e de calibração. Para isto, delimitou-se a pesquisa de campo a um ramo definido, qual seja, o de fabricação de lajes na região de Maringá. Adotou-se com pressuposto fundamental a observação de que o Brasil tem sofrido transformações de forma acelerada em seu panorama produtivo e econômico. A liberalização do mercado, a criação de um bloco econômico intra-regional (Mercosul), o Código de Defesa do Consumidor, o processo de desestatização de empresas e os novos tipos de licitações e contratos de preços para obras públicas exemplificam tais mudanças. Essas mudanças são variáveis que afetam diretamente as empresas localizadas no setor da construção civil e justificaram a adoção de vários programas setoriais de qualidade para os produtos de cimento, todos vinculados ao programa institucional denominado Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), em nível federal. Dessa forma, o presente esforço de pesquisa buscou organizar informações sobre a importância da instrumentação industrial e da gestão da qualidade para empresas do setor, particularmente as participantes do Núcleo Setorial de Indústrias de Lajes da ACIM/SEBRAE. Como resultado verifica-se que a fabricação de lajes em conformidade ao SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade – proporciona um controle maior tanto dos processos administrativos quanto produtivos. Esse aspecto contribui para que as empresas obtenham maior possibilidade de redução de custos, melhor organização interna, maior confiabilidade por parte dos clientes, profissionalização do setor e desenvolvimento tecnológico das empresas.
Palavras-chave: Sistema de gestão da qualidade
Metrologia
Lajes pré-moldadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7227
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jair_junior_sanches_sabes.pdf12.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.