EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7222
Tipo: Artigo
Título: USO DO ÁBACO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO -APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS
Autor(es): MORAES, Jaelson Da Silva Silveira
BRASIL, Maria De Jesus De Sousa
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma experiência realizada para verificar a compreensão que alguns alunos têm sobre o algoritmo das quatro operações com números naturais e os efeitos que a introdução de material concreto causa na compreensão destas; isto contribuirá para reforçar e instigar o uso, de modo adequado, de material concreto nas séries iniciais como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem das operações envolvidas, bem como a elaboração de atividades de ensino com estes instrumentos para tal fim. Participou da experiência uma amostra de 55 alunos de duas turmas de uma escola de Ensino Fundamental, da rede pública estadual. Foram construídas atividades de ensino usando o ábaco de pinos, o qual percebemos que, por sua estrutura, pode facilitar a compreensão / construção de conceitos referentes às operações tratadas, como também, alguns processos envolvidos na realização dos algoritmos. A experiência ocorreu em três momentos, sendo: pré-teste, que possibilitou constatarmos o domínio dos alunos envolvidos sobre as operações realizadas (algoritmos); aplicação de atividades, para propiciar aos alunos caminhos para a compreensão de alguns processos que ocorrem nos algoritmos das operações e minimizar suas dificuldades, por meio de discussão de significados; e pós-teste, em que avaliamos a aprendizagem dos mesmos, assim como, a eficácia das atividades de ensino propostas. Tais atividades foram realizadas em grupo, onde se valorizou discussões de idéias e apresentação de comentários para socialização das respostas obtidas no ábaco e em termos simbólicos. Os resultados obtidos mostraram que houve melhoria expressiva na compreensão dos sujeitos envolvidos, tanto no que diz respeito à manipulação dos algoritmos, quanto ao significado das operações tratadas.
Palavras-chave: Operações básicas
Ensino-aprendizagem
Ábaco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7222
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaelson_da_silva_silveira_moraes.pdf11.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.