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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7220
Tipo: | Artigo |
Título: | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | FONSECA, Izabel Rubino |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa, parte integrante do currículo do curso de Letras, objetiva instrumentalizar o aluno para a iniciação profissional e enfatiza o caráter técnico, social e cultural da profissão. Oportuniza, também, ao acadêmico, a vivência de situações concretas de vida e de trabalho, possibilitando a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, transformando-os em ação, para que possam alcançar os seus reais objetivos, integrando o saber com o fazer. Embora o estágio seja desenvolvido em três etapas, ensino fundamental, médio e projeto reforço escolar, nos limitaremos somente às atividades desenvolvidas no ensino médio, cuja carga horária estabelecida compreende um total de 100 horas, assim distribuídas: 10 horas/aula de observação/participação; 36 horas/aula de planejamento; 10 horas/aula de regência individual em sala de aula; e 44 horas/aula para elaboração do relatório. A escola, onde foi realizado o estágio, oferece ensino fundamental e médio e tem como objetivos formar cidadãos capazes de conhecer e exercer seus direitos e deveres, com espírito crítico e científico, através do amplo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O estágio, realizado na 1ª série do ensino médio, foi constituído das fases de observação, planejamento e regência. A fase de observação possibilitou ao aluno um primeiro contato com a escola, permitindo a convivência com as diferentes dimensões da sua futura atuação profissional, a descoberta e interação das atividades que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, bem como o conhecimento da dinâmica da sala de aula no contexto prático do dia-a-dia. Na fase de planejamento, buscou-se um maior aprofundamento dos conteúdos, de forma a proporcionar um planejamento adequado com o nível de ensino e das atividades a serem desenvolvidas, considerando as condições afetiva, cognitiva e social do adolescente, público alvo desse nível de ensino. O conteúdo trabalhado, conforme estabelecido pela escola campo de estágio, consistiu em fonética, fonologia, aparelho fonador e literatura, este último abrangendo a literatura de modo geral, nas suas diversas especificidades.Para o desenvolvimento das atividades procurou-se organizar situações de aprendizado, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço da ação e reflexão do aluno, procurando garantir sua efetiva aprendizagem. A fase de regência propiciou ao acadêmico a efetiva prática profissional, o trabalhar de forma comprometida e eficaz, visando despertar no aluno o interesse e o aproveitamento máximo do conteúdo ministrado. Para tanto foram realizadas aulas expositivas, leitura de textos com fundamentação dos conteúdos, realização de atividades de fixação, assim como a abertura de espaço para esclarecimento de dúvidas. Ao final da regência, foi aplicada uma avaliação com o intuito de resgatar o nível de assimilação dos conteúdos, bem como o nível de comprometimento dos alunos com o processo de ensino. Na avaliação verificou-se que a maioria dos alunos obteve nota superior à média estabelecida. Embora houvesse ocorrência de situações próprias do ambiente da sala de aula, pode-se constatar que o objetivo proposto foi alcançado, tendo em vista o resultado positivo da avaliação aplicada. |
Palavras-chave: | Estágio curricular Língua portuguesa Ensino médio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7220 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
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