EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7217
Tipo: Artigo
Título: TRIGONOMETRIA: HISTÓRIA, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES
Autor(es): SOUZA, Irlan Cordeiro de
Resumo: A Trigonometria é um dos ramos mais antigos da Matemática, ela começou com uma matemática eminentemente prática para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente, chamando a atenção dos sábios, fossem eles sacerdotes, alquimistas, matemáticos, físicos, astrônomos ou navegadores, devido ás inúmeras contribuições que os conhecimentos trigonométricos oferecem á prática cotidiana do homem. Sem a trigonometria o homem não teria feito as grandes viagens marítimas na época das caravelas, pois, com ela, e mais a posição das estrelas, os navegadores podiam se orientar. Mais tarde, a Astronomia, estudada por egípcios e gregos, deu um grande impulso ao desenvolvimento da trigonometria, tanto que o astrônomo grego HIPARCO DE NICÉIA (190 a.C – 125 a.C) ficou conhecido como “o Pai da Trigonometria” por seus trabalhos de sistematização de algumas relações entre elementos de um triângulo. Atualmente, a trigonometria possui inúmeras aplicações em diversas áreas, e não se limita a estudar apenas os triângulos. Encontramos aplicações na Mecânica, na Eletricidade, na Acústica, na Música, na Medicina, na Astronomia, na Engenharia, enfim, em muitos outros campos da atividade humana. Essas aplicações envolvem conceitos que dificilmente lembram os triângulos, que deram origem à trigonometria, mas sem dúvida nenhuma não existiriam sem o seu estudo. Diante deste, este projeto pretende através da história, desenvolvimento e do estudo das aplicações fornecer subsídios para o ensino da trigonometria.· Justificativa No ensino da Trigonometria têm sido detectadas dificuldades causadas pela falta de utilização de técnicas adequadas e da ausência de recursos que facilitem a aprendizagem. Muitos alunos vêem a Trigonometria como algo muito complicado por não entenderem seus fundamentos mais básicos e por não perceberem sua utilização em nossa vida cotidiana. Apresentar vantagens de trabalhar a trigonometria com base na história e sua evolução é a proposta deste trabalho, subsidiando seu ensino.
Palavras-chave: Trigonometria
Aplicações
História
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7217
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
irlan_cordeiro_de_souza.pdf11.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.