EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7214
Tipo: Artigo
Título: FONOFORESE E SUAS APLICAÇÕES
Autor(es): OLIVEIRA, Inandiara Rafaela Marco de
Resumo: A fonoforese é uma variante do Ultra – som terapêutico direto, no qual substâncias biologicamente ativas são combinadas ao material de transmissão do ultra – som, para serem forçadas através dos tecidos. Acredita-se que o ultra – som induza uma mudança na permeabilidade da membrana celular e a fonoforese, induz o efeito mecânico das ondas sonoras utilizadas para veicular fármacos topicamente. O conhecimento das alterações que este meio terapêutico causa nos tecidos moles são no processo de recuperação fazendo uma recuperação tecidual mais rápida. Através da fonoforese obtém a penetração percutânea de substancia com o auxílio do ultra-som, onde vários autores demonstram a sua eficácia na penetração de medicamentos como os antiinflamatórios, anestésicos locais. Embora a penetração ocorra pelo efeito mecânica, utiliza-se o ultra-som contínuo para realizar a fonoforese, devido ao ultra-som pulsado conter tempo de repouso e necessita de um tempo longo para a absorção. O comportamento da fonoforese perante aos cosméticos ainda necessita de um estudo aprofundado comprobatório. Mas mesmo assim a lipodistrofia ginóide é uma das afecções mais comumentes tratadas pela fisioterapia dermato-funcional utilizando o método de fonoforese para o emprego de substâncias com poder terapêutico. Este trabalho teve como intuito, relatar o uso da fonoforese para a melhor penetração de princípios ativos, onde este representa um procedimento não invasivo. A presente revisão bibliográfica é composta por aspectos gerais da fonoforese, da utilização, suas aplicações clínicas e a busca de uma explicação para se usar em fisioterapia dermato-funcional baseado em estudos feitos sobre a fonoforese na lipodistrofia ginóide.
Palavras-chave: Fonofores
Ultra-som
Lipodistrofia-ginóide
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7214
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inandiara_rafaela_marco_de_oliveira2.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.