EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7206
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DOS RISCOS AO EMPREENDER
Autor(es): OLIVEIRA, Hudson Do Vale de
FREITAS, Ana Valéria Lacerda
CAMPOS, Ana Augusta da Silva
Resumo: O empreendedorismo é uma prática que apresenta diversos conceitos e tem mostrado crescente evolução nos últimos anos. Empreender, na maioria das vezes, tem sido a principal alternativa utilizada pelas pessoas que almejam a autonomia financeira e, principalmente, serem patrões de si mesmos. Porém, o desenvolvimento dessa prática apresenta alguns riscos que, se não forem observados, podem transformar um lindo sonho numa dramática realidade. Ao presente trabalho, objetivou-se demonstrar alguns dos riscos que podem ser levados em consideração quando se decide empreender. Para isso, embasamos em algumas obras de autores consagrados que tratam, de forma específica, do assunto em questão, entre as quais: Empreendedorismo: Ciência, Técnica e Arte (Instituto Euvaldo Lodi) e Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios (José Carlos Assis Dornelas), e como colaborador principal e fonte de pesquisa: o SEBRAE. Os riscos fazem parte de toda e qualquer atividade. No entanto, assumir os riscos é a primeira e, principalmente, uma das maiores qualidades do verdadeiro empreendedor. Por meio do estudo bibliográfico retirado destas fontes de informação, detectou-se que os principais riscos referentes à prática do empreendedorismo, são: sazonalidade, efeitos da economia, controles governamentais, existência de monopólios, setores em estagnação, barreiras e obstáculos. Nesse sentido, pode-se perceber que o conhecimento desses riscos visa subsidiar a decisão do futuro empreendedor na escolha do negócio que pretende desenvolver.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Nnegócios
Tomada de decisão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7206
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hudson_do_vale_de_oliveira3.pdf11.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.