EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7202
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DA MICROCORRENTE NO PROCESSO DE REPARAÇÃO TECIDUAL EM RATOS
Autor(es): SENHORINHO, Halina Camargo
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: A microcorrente, também chamada de MENS (Microcurrent Electrical Meuromuscular Stimulators), tem o propósito de acelerar, otimizar e conferir situação ótima para a reparação tecidual através da suplementação dos potenciais de corrente que ocorrem fisiologicamente em associação ao reparo. Caracterizar a influência da microcorrente no processo de reparação tecidual em ratos. Para a realização deste estudo, a amostra foi constituída por 8 Rattus navergicus albinus, randomizados em dois grupos, a saber: Grupo experimental (G1) e Grupo controle (G2). Os mesmos foram anestesiados com 50 mg/Kg de Tiopental Sódico via intra-peritoneal, submetidos a lesão cutânea por meio de um punch de 1 cm2 e, o Grupo Experimental à aplicação da microcorrente modulada em 10 Hz, 120 µA com reversão da polaridade a cada 3 s, durante 40 minutos após 24 hrs da lesão, por 13 dias. O G2 foi submetido aos mesmos procedimentos que G1, entretanto o aparelho permaneceu desligado. Os animais foram sacrificados no décimo terceiro dia após a lesão e o local da injúria foi excisado e submetido á análise histomorfométrica. A área final da lesão, variou para G1 de 2 mm a 3,52 mm (média 2,85 ±0,63 mm) e para o G2 de 4,16 mm a 9,72 mm (média 7,67 ±2,50 mm). A diferença da área final da lesão entre os grupos propostos foi estatisticamente significante (p=0,0098). Através do presente estudo, tendo em vista o método aplicado, o índice de significância adotado e o grau de liberdade, pode-se concluir que a microcorrente otimiza o processo de reparação tecidual.
Palavras-chave: Eletroestimulação
Microcorrente
Cicatrização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7202
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
halina_camargo_senhorinho.pdf11.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.