EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7199
Tipo: Artigo
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA SOLIDIFICAÇÃO DA LIGA CU + 5%ZN COM VARIAÇÃO DOS PARÂMETROS NO PROCESSO DE SOLIDIFICAÇÃO
Autor(es): SALEM, Guilherme Anderson
PARIONA, Moises Meza
Resumo: Neste trabalho foi realizada a simulação numérica da solidificação da liga Cu + 5%Zn em moldes de areia e grafite, através do método de elementos finitos, utilizando o software ANSYS® e seguindo um planejamento fatorial 2^4 dos parâmetros que caracterizam o processo de solidificação, tais como, tipo de molde (areia e grafite), temperatura de pré-aquecimento dos moldes (298 K e 423 K), temperaturas iniciais do metal líquido (1440 K e 1500 K) e a perda de calor no molde por convecção (5 e 100 W/K.m). As propriedades do metal fundido, tais como, densidade, calor específico e condutividade térmica do metal fundido foram consideradas em função da temperatura, porém, as propriedades dos moldes foram consideradas como constantes e consequentemente este problema é de característica transiente (não-linear). Também, neste trabalho foi considerada a geração de calor que é atribuída pela fração líquido-sólido, a modelagem matemática para esta fração foi considerada de comportamento linear com a temperatura. Como resultados foram obtidos a transferência de calor em todo sistema (molde e metal fundido), fluxo térmico, gradiente térmico, curvas de resfriamento em vários pontos da peça solidificada, curvas de aquecimento e ou resfriamento em diferentes pontos do molde, e finalmente foi feita uma análise dos resultados através da técnica do planejamento fatorial, com a finalidade de poder encontrar os parâmetros que mais ou menos influenciaram no processo. Os resultados se mostraram satisfatórios e muito coerentes, ficando clara a influência de cada parâmetro no processo de solidificação. Através desta análise dos resultados verificou-se que as temperaturas iniciais do metal e a convecção foram os parâmetros que mais influenciaram na solidificação da liga em questão.
Palavras-chave: Simulação numérica
Elementos finitos
Metal liquido
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7199
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guilherme_anderson_salem.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.