EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7195
Tipo: Artigo
Título: HÁ INTERVENÇÃO DA DIPLOMACIA NACIONAL NA UNIÃO EUROPÉIA EM RELAÇÃO À BIOSSEGURANÇA?
Autor(es): MASSARETTI, Graciele da Mata
Resumo: A questão ambiental, no plano internacional, nos últimos anos ganhou contornos mais expressos à medida que o desenvolvimento econômico desenfreado se tornou uma prática corriqueira. Especificamente o comércio internacional de alimentos aumentou drasticamente no século XX. Ao mesmo tempo, os países adotaram, por conta própria, diferentes conjuntos de leis e padrões sobre alimentos, gerando barreiras comerciais que vêm sendo de crescente preocupação para os negociantes de alimentos. Sabe-se, assim, que a tentativa de iniciar um tratamento de forma coerente quanto à essa preocupação já é um fato real na União Européia. Esse bloco econômico implantou padrões de consumo e de produção quanto à deterioração do meio ambiente global. Conseqüentemente, com a multilateralização do exame de efeitos comerciais de medidas ambientais, os programas de rotulagem de alimentos foram inseridos na temática da diplomacia e agrupados nos debates a cerca da conexão comércio internacional e meio ambiente. Desse modo, o objetivo maior foi examinar a atuação diplomática brasileira na defesa e proteção dos produtos brasileiros em relação à rotulagem de alimentos na União Européia. Para tanto, adotou-se o método lógico-dedutivo. O projeto foi alicerçado, principalmente, em pesquisas bibliográficas, apesar do pouco acervo disponível acerca do tema. Em suma, verificou-se que os países economicamente mais desenvolvidos estabeleceram barreiras indiretas para evitar a competitividade, por isso a diplomacia brasileira tem participado de debates com esse bloco econômico, visto que a rotulagem dos alimentos seria uma ameaça ao aumento da atividade exportadora e, por conseguinte, ao desenvolvimento sustentável do país.
Palavras-chave: Atuação diplomática brasileira
Rotulagem de alimentos
União europeia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7195
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
graciele_da_mata_massaretti.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.