EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7191
Tipo: Artigo
Título: REFLETINDO SOBRE AS HABILIDADES LINGÜÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Resumo: A afirmação de que o ensino da Língua Portuguesa deve partir do texto para se chegar à leitura e produção de bons textos tem causado muitas discussões, e até mesmo restrições e resistência por parte dos profissionais envolvidos neste processo. Entretanto, as propostas curriculares vêm assegurando respaldo teórico-metodológico nesta nova concepção de linguagem, que tem como objetivo principal que todos os alunos cheguem, ao final do Ensino Fundamental, competentes leitores e produtores de textos, e não meros conhecedores de uma nomenclatura gramatical específica, com suas regras e exceções. Nesse sentido, esse estudo tem o intuito de contribuir para a reflexão teórico-metodológica dos docentes do Ensino Fundamental e, a respeito do ensino da Língua Portuguesa, especificamente, esclarecer o porquê de o texto ser o objeto de estudo da Língua Portuguesa e, ainda, a importância fundamental que a escola tem na formação de bons leitores. Em nosso trabalho de coordenação de Estágio Supervisionado nas instituições escolares de nossa cidade verificamos as dificuldades que os alunos apresentam na aquisição de conhecimentos e habilidades na língua escrita. Sabemos que vários fatores influenciam a existência dessa grave realidade educacional, mas um dos fatores que se evidencia é a falta de conhecimentos pedagógicos e específicos da Língua Portuguesa os quais viabilizariam ao docente realizar as intervenções adequadas, possibilitando ao educando não somente dominar os instrumentos de leitura, compreensão, interpretação e produção de textos, mas a partir da apropriação desses conteúdos científicos, constituírem-se cidadãos capazes de tomar decisão, defender idéias, analisar criticamente a realidade. De forma alguma estamos tendo a ousadia de afirmar que através desse estudo teríamos a possibilidade de modificar o quadro educacional acima descrito, mas de forma singela estaríamos contribuindo para subsidiar aos docentes uma reflexão sobre alguns procedimentos teórico-práticos imprescindíveis para qualificarem a prática no ensino da linguagem escrita. Alguns desses encaminhamentos teórico-práticos já vêm sendo utilizados em instituições de ensino e também propagados em diversos congressos por estudiosos da área que são responsáveis por grande parte da ampliação da competência lingüística em salas de aula. Esperamos através da execução desse estudo divulgar a análise desses encaminhamentos teórico-práticos para docentes do Ensino Fundamental possibilitando desenvolver em seus alunos as competências e habilidades pertinentes à leitura, compreensão, interpretação e produção textual.
Palavras-chave: Habilidades
Docentes
Lingüísticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7191
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gislene_miotto_catolino_raymundo2.pdf12.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.