EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7188
Tipo: Artigo
Título: COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À UTILIZAÇÃO DE CATETER VENOSO CENTRAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
Autor(es): PASQUINI, Gisely Gleice
FUENTES, Fabiane Dolphine
MODENEZE, Patrícia Aparecida Ferreira
AGUIAR, Joana Ercília
Resumo: A utilização do cateter venoso central em pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem sido indicada como via de administração de medicamentos, como também reposição volêmica e monitorização hemodinâmica. De acordo com 2º Censo Brasileiro de UTIs um dos sítios mais freqüentes de infecção hospitalar foi o da corrente sangüínea. Estudos têm apontado que as taxas de mortalidade em relação às infecções por cateteres atingem 10 a 20% nas unidades hospitalares. Objetivo: Identificar na literatura as formas mais freqüentes de contaminação de cateter venoso central, as medidas de prevenção e os sinais e sintomas característicos das complicações e os cuidados de enfermagem na confecção de curativos e fixação adequada. Metodologia: Feita revisão de literatura em livros e artigos específicos da área, identificando as complicações e cuidados de enfermagem específica. Resultados: As complicações estão relacionadas ao cateter, ao paciente, aos procedimentos, ao sítio de inserção e ao uso e cuidados com o cateter. Além dos fatores fisiológicos que colaboram para a infecção pelo uso prolongado do cateter, ainda existe a falha na inserção e no manuseio pelos profissionais. Destaca-se que a pele que circunda o sítio de inserção é a porta de entrada mais comum para infecção. Conclusão: Constatou-se que o risco de complicações diminui com a experiência do profissional, sendo maior em situações de emergência e nas múltiplas tentativas de punção. Além de estar associada ao estado patológico do paciente, local de inserção, tipo de cateter e quantidade de lumens. O tratamento na maior parte dos casos se resolve após a remoção do cateter e caso necessário a vancomicina é o antibiótico de escolha enquanto aguarda-se o resultado da hemocultura.
Palavras-chave: Complicações
Cateter venoso central
Pacientes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7188
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gisely_gleice_pasquini2.pdf11.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.