EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7171
Tipo: Artigo
Título: DESPERTANDO EXPRESSÕES CRIATIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO BÁSICO
Autor(es): SILVA, Flaviana Nunes da
PRADO, Emilene Canfield
LUIZETTO, CAMILA
Resumo: Este projeto aconteceu ao longo do ano de 2004 e fez parte de atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Básico de Psicologia Social, Psicologia Social e Psicologia da Saúde, do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá, em parceria com o Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas (CIACAS), do Jardim Monte Belo de Maringá, Paraná. O CIACAS é um programa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) de Maringá, que funciona em contra-turno escolar e recebe crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo primordial deste projeto foi o de despertar o potencial criativo num grupo de quinze crianças de sete a quatorze anos de idade que freqüentavam o CIACAS. Este objetivo foi proposto a partir de observações participantes que aconteceram semanalmente durante três meses e contatos informais com os educadores de base. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos como, oficinas de interpretação dramática, expressão corporal, arte circense (acrobacias, malabarismos). Algumas oficinas foram realizadas no espaço físico do CIACAS, outras no complexo esportivo do CESUMAR. As oficinas aconteceram semanalmente, durante três meses. As atividades desenvolvidas nas oficinas possibilitaram ao grupo de crianças expressar seu potencial criativo e concomitantemente como resultados imediatos, percebeu-se um aumento na interação, no respeito e na cooperação entre as crianças. Esta experiência de estágio básico levou a equipe de alunas do segundo ano de psicologia a entender mais claramente a interferências do contexto social na formação do psiquismo humano.
Palavras-chave: Criatividade
Oficinas temáticas
Psicologia social comunitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7171
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviana_nunes_da_silva2.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.