EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7170
Tipo: Artigo
Título: PACIENTES ONCOLÓGICOS: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES EXPERIENCIADAS PELOS FAMILIARES CUIDADORES
Autor(es): SILVA, Flávia Sordi da
SANTOS, Gilcinéia Rose dos
Resumo: O presente trabalho foca seus estudos acerca dos familiares cuidadores de pacientes oncológicos, visto que, enfrentam um trabalho pesado, podendo provocar um esgotamento físico e mental, afetando-os emocionalmente e deixando-os completamente subjugados. Daí a importância de cuidarem de si mesmos para dedicar-se dignamente ao paciente de quem cuida. Entretanto, o objetivo proposto para este trabalho consiste em fazer um levantamento das dificuldades vivenciadas pelos familiares cuidadores de pacientes oncológicos; e verificar as técnicas de suporte apontados pela literatura para estes. A fundamentação teórica será abordada considerando os seguintes tópicos: 1– Conhecendo melhor o câncer: onde apresenta-se um apanhado geral desta patologia, alguns dados estatísticos e alguns mitos associados ao câncer; 2– O ato de cuidar e os cuidadores: o enfoque está na definição de cuidar e sobre os cuidadores, as dificuldades que o cuidar acarreta, bem como a necessidade de cuidados do cuidador para consigo mesmo; 3– Compreendendo o dinamismo do familiar cuidador: o foco está na dinâmica psíquica do familiar cuidador, os mecanismos de defesa utilizados para lidar com os conteúdos geradores de angústia e seu adoecimento; 4– A família cuidadora: onde o objetivo foi transmitir ao leitor uma visão geral do funcionamento familiar onde há um paciente oncológico; e 5– Suporte de apoio aos familiares cuidadores: neste item procurou-se apontar algumas técnicas de suporte aos familiares cuidadores que poderão facilitar sua interação com o paciente. A partir de então está sendo realizada uma pesquisa de campo, onde o instrumento utilizado para a coleta de dados é uma entrevista estruturada contendo 24 questões abertas e fechadas que englobam os mais variados aspectos do familiar cuidador. As perguntas foram distribuídas em quatro partes de uma mesma entrevista: a) dados do paciente; b) dados do cuidador; c) o ato de cuidar; e d) a saúde física e mental. Os sujeitos escolhidos aleatoriamente somam 20 familiares cuidadores de pacientes oncológicos fora de possibilidades terapêuticas, que estejam desempenhando este papel a no mínimo 4 meses, não importando o sexo, idade ou grau de parentesco. Para localizar o público alvo, está sendo mantido contato com as Unidades Básicas de Saúde de Maringá – Pr e verificando se os familiares cuidadores encaixam-se no perfil especificado anteriormente e a partir de então, a pesquisadora vai de encontro a estes cuidadores em sua residência para a aplicação da entrevista. De posse dos dados levantados, será realizada uma discussão embasada no método qualitativo e quantitativo.
Palavras-chave: Cuidadores
Família/paciente
Suporte psicológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7170
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_sordi_da_silva.pdf12.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.