EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7165
Tipo: Artigo
Título: INSERÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NAS PREFEITURAS DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): PAULA, Gabriele Alves de
Resumo: Atualmente observa-se que a inserção da Fonoaudiologia na Saúde Pública é limitada e pouco valorizada. Para que o fonoaudiólogo esteja inserido nas equipes de saúde de todos os municípios, é necessário evidenciar sua área de trabalho junto à comunidade e aos políticos. À Fonoaudiologia cabe mostrar-se capaz de inserir-se em todas as fases e níveis de prevenção, principalmente na promoção da saúde coletiva, filosofia que rege o SUS, evidenciando o envolvimento de toda a população, e não somente a carente, como ainda se pensa. (OBJETIVO) O presente estudo tem como objetivo fazer primeiramente um mapeamento, para identificar onde existem profissionais da Fonoaudiologia atuando em Prefeituras no Estado do Paraná, e os locais onde ainda necessitam desse profissional fazendo parte do quadro de funcionários, e comparar esses dados com a literatura a fim de se chegar a um consenso de quantos profissionais da Fonoaudiologia seriam necessários para cada prefeitura, considerando a população do município. (PROCEDIMENTO) Para tanto serão utilizados dados colhidos junto às 399 prefeituras do Paraná, para a realização do mapeamento do serviço de Fonoaudiologia nos municípios, enviando um e-mail para todas as prefeituras, constando neste uma carta de apresentação do objetivo, procedimento e relevância da pesquisa. Caso não haja resposta por parte de alguma das prefeituras, o contato deverá ser feito utilizando-se o telefone. Paralelamente será realizado um levantamento de dados junto ao IBGE via Internet, buscando-se o número de habitantes por município. (RESULTADOS OBTIDOS E CONCLUSÃO) Após o término da pesquisa espera-se obter o mapa do serviço de Fonoaudiologia nas Prefeituras do Estado do Paraná, para que em seguida possam ser indicados quantos profissionais ainda necessitam serem contratados, considerando que, com os dados parciais pode-se observar a existência de profissionais atuando, porém em pequeno número para suprir toda a necessidade da Saúde Pública em Fonoaudiologia.
Palavras-chave: Prefeitura
Saúde pública
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7165
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabriele_alves_de_paula.pdf11.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.