EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155
Tipo: Artigo
Título: LÍQUEN PLANO x DISPLASIA LIQUENÓIDE x LEUCOPLASIA (um desafio diagnóstico em Patologia Bucal)
Autor(es): FRASCARELI, Flávia Rodrigues Curi
HERNANDES, Fabiano Teodoro
SILVA, Mariliani Chicarelli da
VELTRINI, Vanessa C.
Resumo: Paciente negra, 55 anos de idade, fumante há quinze anos, compareceu à Clínica de Lesões Bucais do Curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá, queixando-se de lesão em mucosa jugal, lado esquerdo, com evolução de dez meses, associada à ardência. Ao exame físico intrabucal, foram observadas placas brancacentas, de espessura variável, entremeadas por manchas eritematosas e enegrecidas, medindo (em conjunto) aproximadamente 3cm. Os limites eram precisos, porém bastante irregulares. Na mucosa jugal direita, a paciente apresentava máculas acastanhadas, sugestivas de pigmentação melânica fisiológica racial e, em sobreposição, uma hiperqueratose discreta. Os achados clínicos levaram às hipóteses diagnósticas de eritroleucoplasia e líquen plano erosivo. O resultado da biópsia incisional apontou para Líquen Plano Atrófico/Erosivo, mas não excluiu a possibilidade de Displasia Liquenóide, uma vez que foi observada atipia moderada. Quinze dias de corticoterapia tópica promoveram melhora considerável do aspecto clínico, especialmente nas áreas atróficas, mas optou-se por realizar uma biópsia excisional. O caso relatado oportunizou uma discussão bastante pertinente envolvendo a existência controversa das chamadas displasias liquenóides, a atribuição de condição cancerizável ao líquen plano, a intensificação da atividade melanocítica mediada por inflamação e, por fim, a dificuldade e a necessidade de se diferenciar lesões que, embora pertençam ao mesmo espectro de diagnóstico diferencial, têm implicações clínicas distintas.
Palavras-chave: Líquen plano
Leucoplasia
Displasia liquenóide
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7155
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_rodrigues_curi_frascareli.pdf11.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.