EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7145
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CESUMAR RESUMO
Autor(es): BORTOLOTO, Flávia Gongora
VESSONI IWAKI, Lilian Cristina
IWAKI FILHO, Liogi
FARRAH, Gustavo Jacobucci
Resumo: Com aumento da Hipertensão Arterial na população brasileira, torna-se importante salientar para os graduandos a necessidade de um exame clínico criterioso dos pacientes e um cuidado especial com os hipertensos principalmente numa clínica de cirurgia na qual as complicações podem ser severas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o índice de pacientes hipertensos que freqüentam a Clínica de Cirurgia do Curso de Odontologia do CESUMAR, observando se estes sabem que apresentam a doença, e como tratá-la. Foram aferidas a pressão arterial de 221 pacientes, sendo 93 do gênero masculino e 128 do gênero feminino. A idade dos pacientes variou de 12 a 75 anos. Com relação a raça, dos 93 homens, 32 eram da raça negra e 61 da raça branca. Quanto as mulheres, 56 eram da raça negra e 72 da raça branca. Foram categorizados como pressão normal 23 pacientes, pré-hipertensos 101 pacientes, estágio 1 de hipertensão 49 pacientes, estágio 2 de hipertensão 48 pacientes. Os autores propuseram uma revisão de literatura a respeito das implicações da alteração da pressão arterial procurando estabelecer sua incidência, o conhecimento da mesma por parte dos pacientes e suas repercussões no tratamento odontológico. A avaliação da pressão arterial nos pacientes que necessitavam de procedimentos cirúrgicos foi realizada através da utilização do método de medida indireto (estetoscópio e esfigmomanômetro) (DB) na clínica de Cirurgia do terceiro ano do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), no período de maio a dezembro de 2004.
Palavras-chave: Hipertensão
Pressão arterial
Exame clínico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7145
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_braidotti_stevanato.pdf12.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.