EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127
Tipo: Artigo
Título: A LÍNGUA ESPANHOLA - UMA DESCRIÇÃO DO CONTEXTO ATUAL
Autor(es): CASTANHEIRA, Fabio
Resumo: Durante as últimas décadas, o ensino da língua espanhola no Brasil vem passando por algumas mudanças e transformações bastante expressivas. Uma destas transformações é o desafio de que os profissionais desta área, estejam cada vez melhor preparados para dar cabo a esta tarefa de ensinar a língua de Cervantes que paulatinamente vai sendo implantada. As exigências do mercado laboral, fizeram com que muitos profissionais buscassem uma formação integral, não somente em escolas de idiomas que ensinam a língua, mas, sobretudo, estes profissionais estão cada vez mais buscando título de graduação nas universidades. Levando em consideração este contexto, o propósito deste trabalho é apresentar a situação atual sobre o ensino da língua espanhola na cidade de Maringá, com vistas ao futuro sem deixar de estabelecer relações com o passado, especialmente neste momento em que acaba de ser aprovada a lei que regulamenta a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Brasil. A partir deste objetivo, realizou-se num primeiro momento, uma pesquisa do tipo diagnóstica, segundo André(1995), e num segundo momento uma pesquisa de campo que proporcionou obter informações sobre a realidade do espanhol na cidade de Maringá com relação às escolas de idiomas, escolas públicas e privadas e inclusive faculdades, que atualmente ensinam à língua espanhola. As informações obtidas, demonstram que o nível de formação dos professores que atuam no ensino do espanhol, melhorou consideravelmente nos últimos anos, como conseqüência da abertura dos cursos de Letras-português/espanhol nas faculdades no estado do Paraná; houve um crescimento na área de elaboração e produção de materiais didáticos, mas por outro lado há resistência por parte de algumas escolas de incluírem o ensino da língua espanhola nas grades do ensino fundamental e médio, já que através da pesquisa descobriu-se que são poucas as escolas que já ensinam esta língua. Desta forma conclui-se que para os próximos anos, pode ser que haja uma ampliação na oferta do espanhol nas escolas, especialmente devido ao novo projeto do governo aprovado em 05 de maio de 2005.
Palavras-chave: Espanhol
Projeto
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7127
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabio_castanheira.pdf11.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.