EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112
Tipo: Artigo
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): CARNIEL, Fabiane
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Funções e aspectos da docência
Ensino da língua materna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiane_carniel.pdf11.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.