EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7111
Tipo: Artigo
Título: APRESENTAÇÃO DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): SILVA, Fabiana Sanches da
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma prática de estágio, realizada na 7º série do ensino fundamental da rede pública, em cumprimento às exigencias do curso para obtenção de aprovação da disciplina de estágio curricular supervisionado. Para este trabalho, buscou-se cumprir as etapas de observação e regência do estágio supervisionado na escola campo de estágio. Observou-se a metodologia da professora regente da turma e o nível cognitivo que os alunos apresentavam. Após esta etapa de observação, iniciou-se a elaboração dos planejamentos para o transcorrer das aulas que seriam regidas pela estagiária. Seguiu-se para o desenvolvimento do planejar das aulas, encontros individuais com a supervisão de estágio supervisionado e os Parâmetros Curriculares Nacionais, como fonte de pesquisa. Como resultado parcial, verificou-se que há pelos discentes alvo uma deficiência exacerbada no uso da linguagem padrão oral e escrita. Na linguagem escrita, notou-se um comportameno de rejeição pelos alunos quanto a construção de textos, valendo-se desse instrumento, que resulta no registro da língua, esse fato torna-se preocupante. Sobressaindo o uso da oralidade, ainda assim, em linguagem extremamente vulgar. Se no mercado de trabalho irão se sobressair aqueles profissionais que souberem manejar a língua de maneira adequada em conformidade com a norma padrão, mister se faz que os educadores consciente desse papel, cumpram-no. Isso acontecerá, na medida em que o professor, municiado de boa vontade, boas leituras, tecnologia e recursos, oferecer ao aluno a condição de aprender e praticar a linguagem de forma plena e correta dentro de um ambiente que tem como objetivo formar cidadão crítico e ativo na sociedade.
Palavras-chave: Estágio
Prática
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7111
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiana_sanches_da_silva.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.