EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7103
Tipo: Artigo
Título: INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS J2EE A PARTIR DA TECNOLOGIA DE MENSAGENS ASSÍNCRONAS
Autor(es): RODRIGUES, Evandro Ramazotti
BESSANI, Alysson Neves
Resumo: A integração de sistemas é ainda hoje uma das áreas mais desafiadoras para os profissionais de TI (Tecnologia da Informação). Diversos esforços têm sido feitos, entretanto, poucos são os casos de sucesso de empresas que conseguiram superar o “trauma” da integração sem despender uma grande quantidade de recursos. Muitas vezes, esses sistemas são completamente diferentes, e não projetados para trabalharem juntos. Várias tecnologias têm sido propostas no sentido de integrar diferentes sistemas e tecnologias (CORBA, XML, o próprio Java), mas nenhuma destas tem sido tão bem sucedida nesta difícil tarefa quanto os sistemas baseados em mensagens assíncronas. Estes sistemas são compostos por diversos módulos (em geral, os sistemas a serem integrados) fracamente acoplados através de filas de mensagens, também chamadas de canais de eventos. Os sistemas se comunicam colocando mensagens nestas filas e lendo mensagens de outras filas de interesse. A integração de diferentes sistemas através de filas de mensagens pode ser feita de maneira simples fazendo com que tais sistemas produzam e recebam mensagens que são sempre encaminhadas através das filas de mensagens configuradas no ambiente. Objetivou-se neste projeto estudar as tecnologias de mensagens assíncronas utilizando o esquema de interação publish/subscribe disponíveis atualmente. Estas tecnologias foram estudadas, avaliadas, e um sistema exemplo foi desenvolvido para demonstrar a integração de sistemas J2EE a partir da tecnologia de mensagens assíncronas. Pode-se concluir que apesar das muitas plataformas e tecnologias existentes que visam permitir que sistemas diferentes possam cooperar na execução de processos de negócio, a integração destes sistemas permanece sendo um dos grandes desafios para as grandes organizações de TI e seria perfeitamente viável, até mesmo recomendável à utilização de recursos JMS (Java Message Service)/MDB (Message Driven Bean) para a integração de sistemas J2EE de forma totalmente desacoplada (nenhum código ou base de dados compartilhados).
Palavras-chave: Integração de sistemas
Mensagens assíncronas
Publish/subscribe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7103
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evandro_ramazotti_rodrigues.pdf11.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.