EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7099
Tipo: Artigo
Título: ESTAGIO CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): ARRAIS, Eunice da Silva
Resumo: O Estágio Supervisionado é uma exigência do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá, para oportunizar ao estagiário entrar em contato com a realidade do papel de educador. O presente trabalho teve como objetivo a apresentação da prática escolar em Língua Portuguesa, realizada na 6º série do ensino fundamental em escola pública na rede de Maringá. Escolhida a instituição a qual seria realizada a prática, como pré requisito foram observadas a infraestrutura da instituição, bem como as aulas ministradas pela professora regente da turma. Num segundo momento foi estabelecido qual seria o conteúdo a ser desenvolvido na regência da estagiária, que seria a seqüência do livro didático utilizado pela turma. Com a orientação do supervisor de estágio as aulas foram planejadas com embasamento teórico dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Língua Portuguesa, livros didáticos, internet. As aulas foram desenvolvidas em: leitura temática, produção textual e gramática. Como motivação inicial foi exibido o filme “Procurando Nemo”, a música “Vida” de Lulu Santos ,que constavam da mesma temática, já se prevendo a preparação para a produção textual, que teria como tema “ A fuga”, que foi trabalhada numa forma de ‘Diário”. As leituras foram realizadas no texto do livro didático e na letra da música. A parte gramatical foi trabalhado os elementos da narrativa e a pontuação dentro dos textos. Na avaliação da aprendizagem dos alunos, verificou-se a produção textual realizada em sala, a capacidade dos alunos de seguir o tema, usar de forma correta os elementos da narrativa e a pontuação correta.
Palavras-chave: Estagio
Curricular
Supervisionado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7099
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eunice_da_silva_arrais.pdf11.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.