EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7093
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INFLUÊNCIA DA CULTURA JAPONESA NOS RESTAURANTES DE MARINGÁ
Autor(es): GOMES, Érika Lopes De Moraes
CASTRO NETO, Nelson de
Resumo: A cultura japonesa foi inserida no Brasil através dos imigrantes japoneses vindo devido à necessidade de mão-de-obra nas lavouras de café paulistanas. Os primeiros isseis chegaram com intuito de suprir e de participar temporariamente destas atividades, porém as dificuldades que aqui enfrentaram, fizeram com que permanecessem, estabelecendo assim envolvimento social e cultural com a região. Uma das regiões que os acolheram foi Maringá, esta pôde contar com uma grande colaboração no seu processo de construção e desenvolvimento devido à vinda destes trabalhadores. Porém esta nova cultura afetou o modo de viver local, não só na época em que se mudou, mas também atualmente. Assim ao observar os restaurantes de Maringá percebeu-se algumas características que únicas, encontrando assim temperos e serviços peculiares à gastronomia japonesa. Estes traços seguiram uma exigência trazida por seus colonizadores, que por anos de convivência com esta comunidade transpuseram seus hábitos e costumes. Então surgiu esta pesquisa com o intuito de entender o processo que levou esta cultura a mudar os hábitos desta população. Desta forma foi analisado como se deu à migração japonesa até chegar a Maringá, quais as dificuldades passadas por estes ancestrais para se adaptarem ao Brasil e observados os temperos e pratos típicos japoneses, para então conseguir verificar as várias maneiras que a culinária japonesa está inserida nos restaurantes maringaenses. Por meio de pesquisa bibliográfica e de campo conseguiu constatar que a inserção da cultura japonesa nesta região influenciou com o tempo os hábitos e costumes locais, primeiramente pela exigência da própria população japonesa quando se instalou aqui e atualmente derivada da sua difusão com a cultura local, mostrada pela a presença constante de temperos e serviços tradicionalmente japoneses em diversos restaurantes.
Palavras-chave: Influência cultural
Gastronomia
Cultura japonesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7093
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erika_lopes_de_moraes_gomes.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.