EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DAS MANOBRAS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA
Autor(es): TANGANELLI, Emanuelle Fanton
Resumo: Colabamento do meato acústico externo é o estreitamento ou fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo. Isso dificulta a passagem do som da orelha externa para orelha interna, podendo determinar uma falsa perda auditiva.O colabamento pode ser resultado da compressão atípica do pavilhão auricular sobre o canal auditivo, determinada por uma menor elasticidade dos tecidos neste nível ocorrendo uni ou bilateralmete. Este pode ser encontrado em todas as idades, especialmente em indivíduos idosos devido ao processo natural de envelhecimento. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo caracterizar um método mais eficaz para evitar o efeito do colabamento em indivíduos idosos, visando a obtenção de respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológica subjetiva. MÉTODO: Fará parte desta pesquisa 15 indivíduos de ambos os sexos, com idade variando entre 60 a 65 anos. A pesquisa dos Limiares de via aérea será realizados por meio de três procedimentos: a) Fone de ouvido TDH 39, b) Colocação da oliva imitanciométricas, c) Fone de inserção. Inicialmente será realizado a inspeção do meato acústico externo, Medidas de imitâncio acústica e pesquisa dos reflexos acústicos dos músculo do estapédio. RESULTADO: Os dados parciais indicam que esta pesquisa leva-nos a importância de se realizar uma avaliação auditiva cuidando das variáveis que possam dificultar as respostas fidedignas dos limiares auditivos, durante a avaliação audiológicas subjetiva. Essas variáveis podem resultar de uma piora dos auditivos, em decorrência de um fechamento total e/ou parcial do meato acústico externo (colabamento). Este fato pode ocorrer pela pressão inadequada dos fones fazendo com que haja escape de pressão sonora. CONCLUSÃO: Verifica-se a importância de estar aplicando as manobras na avaliação audiológica subjetiva na pesquisa dos limiares auditivos.
Palavras-chave: Colabamento do meato acústico
Fone de ouvido
Limiares auditivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7087
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emanuelle_fanton_tanganelli.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.