EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7083
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(es): LOPES, Elizabeth Arnaut
Resumo: Sabe-se que a formação de um profissional competente e tudo o que envolve essa busca tem sido discutido incansavelmente. Os profissionais da área de educação – talvez – tenham sido os mais alvejados, uma vez que estes atuam na formação de indivíduos. Enfoca-se aqui, exclusivamente, o profissional de Letras. Sabe-se que a formação de um profissional competente inicia-se desde seus primeiros contatos com estudos sistematizados desta ciência, entretanto, é no ensino superior que este processo toma forma, uma vez que concluída esta etapa, o recém-graduado poderá – como um profissional formal – atuar junto à sociedade. Logo este trabalho procura apresentar parte deste vital processo para a inserção – junto à sociedade – de um docente que corresponda às exigências e necessidades educacionais da sociedade atual. Nesta formação há, pelo menos, duas etapas. A primeira consiste na instrumentalização do futuro profissional de Letras, período em que será estudada as disciplinas estabelecidas, pela instituição que escolheu para a sua formação, na grade curricular do curso. Neste caso Letras. A segunda, objeto de estudo deste trabalho, consiste no uso prático destes instrumentos, período conhecido como ESTÁGIO SUPERVISIONADO, que prioriza possibilitar ao graduando um conhecimento prático do campo de trabalho e verificar as competências práticas exigidas de si, bem como permitir que faça uso do conhecimento do qual se apropriou. Assim, buscando os caminhos do resgate das fundamentações teóricas que embasam todo um trabalho prático desenvolvido na sala de aula, o presente trabalho busca apresentar parte desta experiência de prática docente. Pode-se concluir, parcialmente, que a necessidade educacional da sociedade atual impõe às escolas e aos professores a exigência de recolocar a questão dos objetivos e dos conteúdos de ensino, no sentido de proporcionar a essa população uma educação geral, intelectual e profissional.
Palavras-chave: Competência
Profissional
Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7083
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizabeth_arnaut_lopes.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.