EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTRESSE E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
Autor(es): BERNARDI, Elaine Seemann
TESCH, Clério
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
CRUZ, Paulo Rogério de Oliveira
Resumo: Diante da realidade dos tempos modernos, nas últimas décadas o termo estresse tem se tornado muito popular, tornando-se parte do senso comum ao ser utilizado para se referir tanto a sua condição, causa ou efeito. Por ser o estresse a quebra da homeostase interna, onde o sistema nervoso e os hormônios que são os principais sistemas de coordenação do corpo são afetados diretamente. O presente trabalho tem por objetivo informar o que cientificamente significa estresse. Esclarecer que a quebra da homeostase interna, os agentes estressores, as fases do estresse (alerta, resistência e exaustão). Relacionar as doenças que podem se desenvolver caso o indivíduo tenha uma predisposição para tal. O estresse tem atingido todas as camadas da sociedade, demonstrado que ninguém está livre de desenvolver este sintoma, assim justifica-se, a relevância do tema. O método utilizado foi um apanhado geral sobre teorias cientificas de diversos autores sobre o assunto. A literatura revela que a estimulação mental e a psicoterapia podem induzir o desenvolvimento de células essenciais e a inervação de novos alvos terapêuticos por meio de fatores neurotróficos para alterar emoções e comportamentos. O trabalho de prevenção que pode ser desenvolvido tanto para prevenir como para controlar o desencadeamento ou agravamento do estresse e de doenças psicossomáticas por meio de estimulação mental e psicoterapia. Sendo assim, o estresse pode ser diminuído e prevenido se houver uma canalização das forças estressoras, por meio de psicoterapias.
Palavras-chave: Estresse
Doenças psicossomáticas
Prevenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7075
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliane_seemann_bernardi.pdf11.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.