EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7057
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATIVIDADES DE LAZER EM MEIO AQUÁTICO E SUAS RELAÇÕES COM O TURISMO
Autor(es): MENÃO, Diego Rigon
Resumo: A prática de lazer em áreas naturais tem demonstrado um grande desenvolvimento em decorrência da tendência do homem de fugir dos centros urbanos e da vida cotidiana. Assim, o turismo de aventura representa esta tendência através do contato direto com a natureza e a relação com o lazer. Pretende-se realizar neste trabalho - fruto do projeto de pesquisa “Atividades de lazer em áreas naturais e suas relações com o turismo” - uma catalogação das atividades de lazer em meio aquático praticadas no Brasil através de pesquisa bibliográfica e empírica a fim de conceituar e caracterizar as atividades, aprofundando-se na origem de cada uma delas, relatando os locais e os equipamentos necessários para a prática segura das mesmas. Através da inter-relação entre os objetos de estudo, busca-se obter informações que auxiliem na elaboração do plano de marketing e no planejamento estratégico deste segmento e a conscientização para o potencial do turismo de aventura. O turismo de aventura, através do aumento na prática do lazer, tornou-se uma das formas mais interessantes e procuradas para fugir da conturbada rotina do dia-a-dia. Desta forma, medidas de planejamento adequadas, capacitação profissional e apoio governamental para a melhoria da infra-estrutura, aliados às tendências atuais para o lazer e o turismo garantem um desenvolvimento sustentável da atividade. Através da catalogação realizada, nota-se o potencial e a diversidade de locais para a prática de atividades de lazer em meio aquático no Brasil. Assim, deve-se haver um plano de divulgação por parte das entidades que regem o turismo de aventura para que os atrativos existentes se tornem mais conhecidos no âmbito local e nacional a fim de consolidar o turismo de aventura como uma opção de geração de renda, emprego e de melhoria na qualidade de vida da população, sem esquecer da cuidado que deve haver com os ecossistemas envolvidos e com a sustentabilidade da atividade.
Palavras-chave: Lazer
Planejamento
Aventura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7057
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_rigon_menao.pdf11.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.