EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7056
Tipo: Artigo de Evento
Título: O MUNICÍPIO DE IPORANGA – LAZER: POPULAÇÃO LOCAL E VISITANTES
Autor(es): MENÃO, Diego Rigon
CORTEZ, Luíz Cláudio dos Santos
Resumo: Presente trabalho visa apresentar um breve panorama do uso do tempo livre pela comunidade da cidade de Iporanga - SP, que notadamente tem como principal atividade econômica o Turismo. Para tanto fez-se um breve apanhando teórico sobre lazer e uma analise inicial da inserção da população local na atividade turística e no lazer. Introdução: O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada de “As Influências do Turismo no Processo de Hospitalidade no Município de Iporanga – S.P.”. Buscamos aqui fazer uma breve análise do uso do tempo livre por parte de populações residentes em cidades que desenvolvem ou pretendem desenvolver atividades ligadas ao turismo. Na primeira parte fizemos um apanhado do uso do tempo livre e do lazer e sua importância nos dias atuais, assim como a utilização por parte de comunidades que recebem turistas. A segunda parte faz uma breve análise de como a população de Iporanga utiliza seu tempo livre e convive com as opções de lazer disponíveis aos visitantes. Na ultima parte é proposto formas de inserir a população na atividade turística, assim como a importância do uso adequado de seu tempo livre para tornar a cidade apta para receber turistas. Conclusão O uso do tempo livre e do lazer é de fundamental importância para o desenvolvimento turístico das cidades. A população local deve fazer parte da escolha dos atrativos que serão colocados à disposição dos visitantes, pois assim a interação e a troca de informações culturais será ampla e recíproca, além da sensação, por parte de todos, de contribuir para um preenchimento satisfatório de seu tempo livre. O modo como a população local utiliza seu tempo livre e como a cidade oferece a estes opções de lazer é o princípio do que buscamos como pesquisadores do turismo e, principalmente, da hospitalidade. Podemos concluir que se existir esta preocupação em localidades turísticas, estaremos bem próximo do que poderemos chamar de “lugar hospitaleiro”.
Palavras-chave: Lazer
Turismo
Planejamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7056
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_rigon_menao2.pdf11.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.