Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | LITERATURA: LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NA ESCOLA |
Autor(es): | TOYAMA, Debora Kaio |
Resumo: | Atualmente Tem Se Dado Muita Ênfase Ao Envolvimento Da Comunidade No Ambiente Escolar, Dessa Forma, O Projeto Em Questão É Uma Demonstração De Que O Ensino De Língua Espanhola Através Da Literatura Pode Ser Capaz De Unir Alunos E Comunidade. O Objetivo Do Projeto Era Fazer Com Que Os Alunos Pudessem Ler Livros Na Língua Alvo, Colocando-os Em Contato Com A Mesma, Fugindo Também Dos Textos De Livros Didáticos. O Trabalho Foi Realizado Em Grupo: Desde A Aquisição De Livros Didáticos Bem Como Sua Apresentação Escrita E Oral. O Presente Projeto Foi Desenvolvido Na Escola Estadual Barbosa Ferraz, Na CIDADE DE ANDIRÁ COM OS ALUNOS DO CELEM DE 2o E 4o PERÍODOS; VISANDO, EM UM Primeiro Momento, Estabelecer Uma Ponte Entre O Aluno E A Literatura No Ensino De Língua Espanhola. O Projeto Teve Início No Primeiro Semestre Do Ano De 2004. Para Tanto, Durante O Projeto Houve A Necessidade De Envolver A Comunidade (Pais) Para A Aquisição De Livros Literários (Alunos Do Último Período)e De Histórias Policiais (Alunos Iniciantes). Os Livros, No Entanto, São Livros Da Editora Edelsa, Impressos Na Espanha, E Por Isso Custam Mais Caro Que Livros Literários Daqui, Houve Então Um Trabalho De Conscientização Dos Alunos Para Que Estes Pudessem Explicar A Seus Pais Sobre A Importância Do Mesmo. Adquiriram-se, Então, As Seguintes Obras: Don Quijote De La Mancha I, Don Quijote De La Mancha Ii, Tradiciones Peruanas, Sangre Y Arena, El Casamiento Engañoso Y El Coloquio De Los Perros (Todas Obras Adaptadas), Lola, Una Morena Y Una Rubia, ¿Dónde Está La Marquesa?, Do De Pecho. Em Seguida Os Alunos Fizeram Apresentações Sobre Os Livros Lidos Contendo Informações Sobre: Autor, Obra, Conclusão. A Apresentação Foi Feita Aos Alunos Dos Outros Períodos De Língua Espanhola, E Foi Toda Em Espanhol. Depois Da Leitura, Os Alunos Doaram Os Livros À Biblioteca Da Escola Para Que Outros Alunos Pudessem Fazer Uso Do Material Posteriormente. As Apresentações Dos Livros Foram Feitas Também Aos Pais Dos Alunos Que Puderam Ver O Valor Do Seu Investimento. O Resultado Obtido Foi Bastante Satisfatório: Os Alunos Puderam Ter Conhecimento De Obras Clássicas Que Fazem Parte Da Literatura Espanhola; Desenvolveram Visivelmente A Oralidade E Contribuíram Para O Enriquecimento Do Acervo Da Biblioteca (Que Não Continha Nenhuma Obra Em Espanhol). Hoje, Alunos Dos Outros Períodos Já Estão Fazendo Uso Desses Livros Adquiridos Pelos Alunos Anteriores E Têm Realizado Um Trabalho Semelhante Em Sala De Aula. Os Livros Estão À Disposição De Todos Os Alunos Da Escola Na Biblioteca Do Colégio. É Possível Perceber Que Os Alunos Amadurecem Depois Da Leitura E Apresentação Dos Livros, E É Importante Ver Que Aqueles Que Contribuíram Há Um Ano Atrás Ainda São Lembrados Pela Aquisição Dos Materiais. |
Palavras-chave: | Literatura Língua espanhola Escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7052 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
debora_kaio_toyama.pdf | 12.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.