EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7049
Tipo: Artigo de Evento
Título: OS CAMINHOS DA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: A MICRO-HISTÓRIA COMO POSSIBILIDADE DE SE PRODUZIR UMA HISTÓRIA CIÊNCIA SOCIAL
Autor(es): LACERDA, David Patrício
Resumo: Ao final dos anos 60 do século passado, a concepção de uma história como ciência social começa a ser questionada e relativizada, pois as permanências, as estruturas e os macro modelos de interpretação histórica se mostravam insuficientes para explicar as ações humanas. O raciocínio básico parte de algumas considerações sobre a intenção da Escola dos Annales, do marxismo e do estruturalismo de se produzir um discurso histórico pretensamente científico, que abarcasse a realidade social de forma total e que, portanto, fosse de caráter universal. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo mostrar como a micro-história italiana responde a crise epistemológica erigida no itinerário intelectual das ciências humanas durante os anos 60 e 70. Para tanto, nossa metodologia consiste em analisar as formulações divergentes dos historiadores Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, com o intuito de investigar e identificar, sobretudo, o projeto de uma história ciência social. A hipótese inicial que orienta a pesquisa é a seguinte: a corrente historiográfica denominada micro-história não representa uma continuidade com uma “história ciência social total”, mas sim um conjunto aprimorado de instrumentos de análise sobre realidade histórica que nos permite afirmar a existência de uma história minimamente ciência social. Isso pode ser percebido se voltarmos nossa atenção para a característica fundamental do método “micro histórico”: a redução da escala de análise e o jogo entre a dimensão detalhada e o universo do contexto social. Essa pesquisa está em andamento e ainda não apresenta resultados concretos.
Palavras-chave: Historiografia
História ciência social
Micro-história
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7049
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
david_patricio_lacerda.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.