EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7042
Tipo: Artigo de Evento
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE SAUDE BUCAL NA PASTORAL DA CRIANÇA DO MUNICIPIO DE MARINGA
Autor(es): KATO, Daniella Thiemi
TANAKA, Flavia
TORMENA, Mariana
NISHIMORI, Lisia
LIMA, Aniele Andrade de
Resumo: A pastoral da criança e a maior ONG do mundo cerca de 133.134 lideres comunitarios, visa propiciar o desenvolvimento integral e qualidade de vida para as crianças desde o nascimento. Desenvolve atividades de incentivo ao aleitamento materno, a vacinação e ao soro caseiro oral em vacinas domiciliares realizadas pelas lideres comunitarias. As ações constaram de entrevistas direcionadas aos pais/responsaveis pelas crianças a fim de desvelar o conhecimento de saude bucal, triagem das crianças atendidas pela pastoral e instrução especifica de acordo com as necessidades detectadas. Participaram academicos do segundo e terceiro anos do curso de Odontologia do Cesumar, que atuaram como voluntarios na promoção de saude bucal das crianças e pais/responsaveis. Os resultados demonstraram que 65% dos responsaveis ja haviam recebido explicação sobre carie dentaria, 30% nunca receberam informações e apenas 5% não responderam. Destes entrevistados, 75% acreditavam que a carie pode ser trasmitida, 20% não acreditavam e 5% não souberam responder. Outra questão revelou que a maioria dos responsaveis (33%) achava qua a criança dve começar a frequentar o dentista com menos de um ano de idade, 22% que a primeira visita deveria iniciar na faixa etaria de 1 a 3 anos, 7% de 3 a 6 anos, 19% apos a eupção dentaria, 2% afirmaram que a prevenção inicia no ventre materno e 7% não responderam. A dieta alimentar foi um fator que contribui com o desenvolvimento da carie dentaria, no entanto 46% dos entrevistados ja haviam recebido informações dobre a dieta alimentar adequada para seus filhos, apenas 39% ja haviam tido acesso a esse tema e 15% não responderam; por fim 33% dos mesmos disseram que a criança possui a capacidade de escovar seus proprios dentes sem a ajuda dos pais na faixa etaria entre 1 e 3 anos, outros 39% acreditavam ser de 3 a 5 anos, 10% achavam que esta destreza ocorre apenas com crianças com mais de 5 anos e 18% não souberam responder. A experiencia indicou que essa parceria entre a pastoral da criança e o curso de odontologia do CESUMAR permitiu uma melhor qualidade de vida da comunidade, principalmente no que diz respeito a saude bucal.
Palavras-chave: Pastoral da criança
Promoção de saude bucal
Implementação de saude buca
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7042
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniella_thiemi_kato.pdf12.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.