EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041
Tipo: Artigo
Título: PROJETO REFORÇO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
Autor(es): SANTOS, Danieli Rodrigues dos
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado objetiva oferecer aos alunos situações escolares reais, dando a possibilidade de correlacionar teoria e prática. Dentre a carga horária prevista para o cumprimento da disciplina, distribuem-se cem horas em forma de realização de projetos, as quais foram empregadas na participação do “Projeto Reforço Escolar”, aplicado em uma escola campo de estágio. Esse projeto visa estimular a realização das atividades extra classe, as quais são viabilizadas pelo professor regente. O aluno convocado foi o que deixou de efetuar mais de duas atividades, solicitadas pelo professor. Esse aluno deveria assistir a uma aula, com duração de duas horas, a qual era ministrada por estagiários, onde se trabalharam atividades de análise textual e aproveitamento do texto. Em relação ao material, foi selecionado previamente pelo estagiário, sob a orientação do supervisor de estágio, atendendo as necessidades dos alunos. O estagiário que participa desse projeto adquire uma visão significante de atuação em sala de aula, pois trabalha com um número reduzido de alunos, os quais a todo instante testam os limites e as regras que lhes foram impostos pela instituição. Apesar de toda resistência, devido ao horário prolongado de permanência em sala de aula, e por serem as aulas realizadas aos sábados, os alunos participaram das aulas, fizeram leituras do texto e realizaram as atividades propostas pelo estagiário. Após a correção das atividades, bem como através da observação diária, pôde-se constatar que são alunos com grande potencial, porém que apresentam algumas dificuldades em determinados assuntos trabalhados, principalmente devido à sua falta de concentração. A atuação em sala de aula traz benefícios e experiência para quem a realiza, pois se convive com situações concretas de ensino, em diferentes aspectos, desenvolvendo atividades diversas.
Palavras-chave: Interação
Alunos
Projeto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7041
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danieli_rodrigues_dos_santos.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.