EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7031
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTANCIA DO EXERCICIOS FISICOS NA DIMINUIÇÃO DO RISCO DA DOENÇA CORONARIANA E NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA
Autor(es): NOGUEIRA, Daniela Aparecida do Carmo
Resumo: O sistema cardiovascular é a junção do sistema cardíaco com o coração e seus componentes e o sistema vascular com os vasos sanguíneos. As artérias coronárias são vasos sanguíneos que suprem a necessidade de sangue e oxigênio do miocárdio que é a musculatura do coração e qualquer comprometimento nesses vasos sanguíneos pode causar danos ao funcionamento do sistema cardiovascular. A doença coronariana é uma doença do coração causada pela arteriosclerose nas artérias coronarianas, essa arteriosclerose é um acumulo de placas de gordura que se localiza na parede interna das artérias e que impede a passagem do fluxo sanguíneo juntamente com o oxigênio para o coração, causando danos no seu funcionamento. Os exercícios físicos são atividades físicas estruturadas , sistematizadas, organizadas, periódicas, que melhoram o funcionamento do corpo em geral, pois eles aumentam o fluxo sanguíneo, aumentam o tamanho do coração, causam uma expansão nas artérias, melhorando assim a passagem do sangue e do oxigênio para o coração e conseqüentemente diminuindo a probabilidade do aparecimento de placas de gordura que é a arteriosclerose nas artérias coronárias. Com isso ocorrerá uma economia de trabalho por parte do coração, que não precisa trabalhar com sobrecarga para o funcionamento organizado do sistema cardiovascular. Esses exercícios físicos melhoram também a qualidade de vida da população, pois os indivíduos, ficam mais dispostos, mais ativos, com uma vida longa e produtiva. Dessa forma o objetivo deste trabalho é mostrar a importância dos exercícios físicos para a diminuição do risco da doença coronariana, pois eles proporcionam muitos benefícios ao sistema cardiovascular e também contribuem de forma significativa para o controle de outros fatores de risco que estão relacionados a doença, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população. A pesquisa será de cunho bibliográfico, trabalhando assim com os benefícios que os exercícios físicos proporcionam para a população adulta, sendo realizada em livros, artigos e Internet.
Palavras-chave: Saude
Exercício físico
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7031
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_aparecida_do_carmo_nogueira.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.