EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7023
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL PÚBLICO
Autor(es): ALVES, Claudia Cristina
SOUZA, Ricardo
Resumo: A falta do hábito de lavar as mãos entre os procedimentos, dissemina microorganismos entre os pacientes em um ambiente hospitalar, gerando na maioria das vezes as infecções hospitalares. Esta prática tão importante uma vez não executada, aumenta o índice de infecção hospitalar, o tempo de permanência do cliente na unidade de internamento. Objetivo Geral: Concientizar os profissionais da área de saúde sobre a importância da lavagem das mãos como forma de prevenção das infecções hospitalares. Objetivo Específico: Elaborar programa de capacitação e treinamento com o intuito de orientar os profissionais da saúde sobre a correta técnica de lavagem de mãos. Análise de cultura microbiológica das mãos e associar ao microorganismo mais frequente nas infecções hospitalares da intituição em pesquisa. Metodo: Trata-se de estudo descritivo-exploratório. Foram utilizados questionários aplicados aos profissionais de saúde. Realizado coleta de cultura bacteriológica das mãos utilizando swab com solução salina à 0,85% (NaCl) e meio de cultura Agar Manitol Salgado (DIFCO). Local: O local deste projeto foi a clinica Médica, de um hospital público no interior do norte do Paraná. Procedimento: Levantou-se referência bibliografica e delineamento da pesquisa. Foi elaborado questionário e aplicado entre os funcionários, constituido por 15 perguntas fechadas. A coleta de dados foram feitas com os profissionais da saúde, tomando como base as considerações da Portaria no 196/96, sobre pesquisa envolvendo seres humanos de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte deles, incluindo o manejo de informações ou materiais e mediante aceite em participar da pesquisa através da declaração livre consentida, sendo garantido o seu anonimato (VIEIRA & HOSSNE, 2002). Em seguida, foi realizado uma coleta de cultura das mãos e observado o crescimento de microorganismos. Na leitura, foram observados colônias típicas e específicas que detectou a presença de S.aureus. Foi realizado curso de capacitação para os funcionários pertencentes a Clinica Médica, em 03 períodos, conforme rotina do serviço de enfermagem. Buscou uma associação através da análise estatística e microbiológica do número colônias encontradas, com o microorganismo de maior incidência de infecção hospitalar da intituição em pesquisa, segundo dados obtidos pela instituição o S.aureus. Conclusão: Foi concluido que apesar 100% dos profissionais responderem os questionários concientizados da importância da lavagem das mãos, verificamos nas amostras de cultura que 50% dos profissionais ainda deixam a desejar no desenvolvimento desta técnica, e que a lavagem de mãos ainda é um gesto não muito praticado pelos profissionais da saúde em geral, e que a maioria das infecções hospitalares poderiam ser controlados por um simples gesto.
Palavras-chave: Profissional
Infecção
Mãos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7023
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_cristina_alves.pdf12.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.