EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7022
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): CALIL, Claudia Aparecida
Resumo: Apresenta-se aqui uma das fases do estágio, realizado no 2o ano do ensino médio de uma instituição privada. O Estágio Curricular Supervisionado objetiva propiciar ao acadêmico a possibilidade de verificar e provar, em si e no outro, a realização das competências exigidas na prática profissional e exigível dos formandos, especialmente quanto a docência. Essa etapa absorveu a carga horária de 100 horas/aula, divididas em observação, planejamento, micro-aulas e regência. Durante a regência, foi trabalhado o conteúdo de leitura (compreensão e interpretação) e produção de textos, conforme indicação da professora titular da turma. Os planejamentos tiveram como embasamento os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa, a Proposta Político Pedagógica da Escola e o estatuto do estagiário, levando em consideração os componentes conceituais, procedimentais e atitudinais inerentes à verdadeira aprendizagem. O conteúdo proposto foi pesquisado em livros didáticos ou em outros de referência específica. Os encontros com a professora orientadora ocorreram todas as semanas, na quinta-feira, das 21 às 22h50 e em horários extraclasse. Através da observação diária e da avaliação efetuada, notou-se que os alunos participaram ativamente das aulas, assimilaram os conteúdos e fizeram as atividades, atingindo em grande parte os objetivos propostos. Excetuados casos isolados, os alunos estão bem informados, têm muito boa capacidade de leitura (compreensão e interpretação) de textos e mostram habilidade de produção textual. Por outro lado, o Estágio Supervisionado proporcionou à aluna-estagiária vivência real e objetiva em relação ao ensino-aprendizagem e às várias situações presentes no dia-a-dia de um professor.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino médio
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7022
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_aparecida_calil.pdf11.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.